Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Tecnologia

15/08/2016 - 09h11

Compartilhe

15/08/2016 - 09h11

Virada Geek em Teresina: Game faz homenagem aos irmãos do Salve Rainha

Saga Rehab – De Volta a Vida, chama atenção, de forma lúdica, para a importância da boa conduta no trânsito.

 Acesse Piauí

Bruno Queiroz e Júnior Araújo, vítimas de crime de trânsito em Teresina

 Bruno Queiroz e Júnior Araújo, vítimas de crime de trânsito em Teresina

Com uma trilha sonora especial para aqueles apaixonados pelo universo dos games e um público de aproximadamente 300 pessoas, foi aberta na noite de ontem a 5ª edição da Virada Geek, no Complexo da Ponte Estaiada. A banda local Bloomersiva foi a responsável por reproduzir músicas de jogos eletrônicos como Pokémon e Super Mario Bros. O evento, que se estendeu até o meio dia deste domingo (14), reuniu um público diversificado, mas com um só propósito: imergir em um ambiente completamente tecnológico, voltado para a cultura nerd/geek.

 

A programação contou com espaços para o desenvolvimento de produtos digitais, competição de Just Dance (maior jogo de dança da atualidade, onde os movimentos do corpo são capturados através de um sensor), oficina de robótica, apresentação musical, jogos eletrônicos, palestras e apresentação de resultados do projeto Teresina Digital, parceria entre o poder público municipal e o Instituto de Jovens Empreendores Digitais de Teresina, mesma parceria que promove a Virada Geek.

 

Uma dessas palestras foi ministrada por Erick Passos, professor universitário de Ciências da Computação e criador do primeiro estúdio independente de desenvolvimento de jogos do Piauí, a Sertão Games, que tem como base a cultura brasileira. Na palestra, o profissional fez três abordagens existentes para a criação de games, tendo como exemplificações jogos que usam cada uma delas, no passado e no presente.

 

As demais palestras e espaços também foram feitos por profissionais que atuam na capital, justamente como uma forma de valorizar e mostrar o volume de conhecimento existente na área da Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

Para o secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, a Virada Geek já se consolidou no cenário de eventos de tecnologia do estado e caminha para se tornar um dos melhores do Nordeste. “O evento já é um dos grandes do Piauí e se movimenta para estar entre os melhores do Nordeste nesse segmento. O evento evolui na medida em que cresce a quantidade de pessoas que estudam e produzem nessa área. Temos mais de uma dezena de faculdades e universidades que dispõem de cursos superiores nesse setor, temos também cursos ofertados gratuitamente pelo poder público municipal. Tudo isso auxilia para o acúmulo de mais conhecimento. Capacidade existe, só é preciso incentivo para que esse potencial venha a tona”, pontua o gestor.

 

Segundo o presidente do Interaje, Joselé Martins, a Virada Geek é um evento colaborativo, no qual todos devem se sentir à vontade para construir. “Uma das nossas propostas é valorizar a web piauienses, mas isso não seria possível se não tivéssemos também o apoio do nosso público, que pode sugerir o que pode entrar na programação. A Virada Geek é o primeiro evento com esse formato Lan Party, onde os participantes trazem seus notebooks, computadores e consoles e se conectam a uma rede local. A programação é bem diversificada e procura atender a todos que gostam de tecnologia”, pontua.

 

Game faz homenagem aos irmãos do Salve Rainha

 

A Virada Geek também foi um momento de alguns jovens compartilharem os resultados da primeira etapa do projeto Teresina Digital, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Interaje, que oferta qualificação técnica em oito cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, sendo quatro direcionados para a criação de jogos eletrônicos e os demais para aplicativos.

 

Um dos jogos lançados durante o evento foi a Saga Rehab – De Volta a Vida, que chama atenção, de forma lúdica, para a importância da boa conduta no trânsito e o papel do fisioterapeuta no processo de reabilitação de vítimas de acidentes.

 

O cenário do game se passa em Teresina, na Avenida Raul Lopes (imediações da Ponte Estaiada), e presta uma homenagem a Júnior Araújo e Bruno Queiroz, irmãos idealizadores do coletivo cultural Salve Rainha, vítimas fatais de um acidente automobilístico ocorrido recentemente.  No jogo, há uma representação dos jovens segurando uma placa “Salve Vida!”.

 

O game foi produzido por equipe de jovens que tem como um dos integrantes o fisioterapeuta Rascius Belfort, que se qualificou nos cursos de Programação para Jogos usando Unity3d e Direção Técnica para Jogos Digitais. Ele vem se dedicando, desde de 2008, a pesquisar sobre a aplicação de recursos virtuais no processo de reabilitação de pacientes, tornando o tratamento menos monótono, mais divertido, eficiente e eficaz.  

 

“Com o aval da família deles estamos prestando essa homenagem. Através dessa linda mensagem, pretendemos conscientizar a respeito da necessidade da boa conduta no trânsito. É uma maneira jogável e divertida de mostrar, também, a importância da fisioterapia na reabilitação e da conduta adequada do fisioterapeuta nesse processo todo”, disse Rascius.

Acesse Piauí

Comentários