Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Polícia

03/03/2017 - 17h36

Compartilhe

03/03/2017 - 17h36

Advogados e juiz aposentado são presos por grilagem de terras no Piauí

A Operação Sesmaria foi deflagrada na manhã desta sexta-feira pelo GAECO e Polícia Civil do Piauí.

 Acesse Piauí

Gaeco em atuação (Foto: Fernando Brito/G1)

 Gaeco em atuação (Foto: Fernando Brito/G1)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), juntamente com a Polícia Civil do Piauí, deflagrou na manhã desta sexta-feira (3)  a Operação SESMARIA com o objetivo de desbaratar organização criminosa atuante na região Sul do estado, responsável pela grilagem de milhares de hectares de terras.

 

Os alvos da operação são acusados de praticar crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha. Também participa dos trabalhos a Polícia Militar do Piauí, dando apoio no cumprimento de diversos mandados judiciais.

 

Foram presos dois advogados, um juiz aposentado, atualmente também advogado, e um agrimensor. Eles foram identificados como Manoel de Sousa Cerqueira Júnior, Lincoln Hermes Saraiva Guerra, José Robert Leal e Cícero Rodrigues  (juiz aposentado).

 

"O juiz se utilizava das decisões judiciais para facilitar a subtração de terrras que eram do Estado para terceiros.O agrimensor era responsável por dar legitimidade as dimensões fraudulentas das terras e sequer ia ao local medir os terrenos. Após a alteração, as terras eram vendidas para pessoas que se tornavam vítimas, e acabavam comprando um terreno menor do que era na verdade. No papel, algumas áreas aumentavam em até 800%. A investigação é oriunda da comarca de Canto do Buriti. Com as prisões, vamos apurar a investigação e não descartamos novas prisões", disse o coordenador do Gaeco, promotor Rômulo Cordão. 

Acesse Piauí

Comentários