Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

22/03/2017 - 10h23

Compartilhe

22/03/2017 - 10h23

Em greve há mais de 10 dias, servidores da saúde de Teresina buscam apoio de vereadores

O movimento começou após a prefeitura descontar o adicional de insalubridade.

 Acesse Piauí

 

Os servidores municipais da área da saúde foram recebidos pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), nesta quarta-feira (22), solicitando apoio da Câmara Municipal de Teresina após a Prefeitura descontar o adicional de insalubridade e negar o retorno do benefício ao contra cheque dos servidores.

 

Em greve desde o dia 10 de março, os profissionais da saúde reivindicam os benefícios e esclarecimentos da Prefeitura de Teresina. Durante a sessão na Câmara, o vereador Dudu (PT) afirmou que o prefeito Firmino Filho está enxugando a máquina pública alegando crise, mas as receitas administrativas não atestam o discurso.

 

“O prefeito tem discursado nos quatro cantos da cidade alegando crise econômica, mas até agora não vimos a real situação dos cofres públicos. Em 2016 as receitas de Teresina tiveram um crescimento de 21%, sendo 15% referentes a tributos. Este ano, só com o pacote da reforma tributária o município teve um incremento de R$ 40 milhões na receita. Agora querem dizer que vão economizar dinheiro não pagando a gratificação que é de direito dos servidores sem um único diálogo?”, indagou o parlamentar petista.

 

Os profissionais da saúde alegam que a pauta não foi discutida com a categoria e que é necessário apoio da Câmara para que os benefícios sejam retomados. “O interessante é que a Prefeitura não fez um estudo ou dialogou com os servidores para verificar se havia alguma irregularidade ou não. O que nós percebemos é que essa luta não é em vão, eles estão em busca daquilo que é seu por direito. Saúde não é brincadeira e quem mais precisa desse serviço é o povo”, esclareceu Dudu (PT).

 

Ainda segundo o vereador Dudu, além da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata sobre a aposentadoria, a Prefeitura tira ainda mais direitos dos servidores da saúde do município. “Todos sabemos que tirando a qualidade do servidor, os gestores não estarão economizando. Quem atende nas bases são os servidores, eles são a porta de entrada do serviço público e precisam de respeito. Quero declarar meu apoio a categoria para que possamos abrir um diálogo e levantarmos soluções para que esse serviço tão essencial volte a sua normalidade”, concluiu.  

Acesse Piauí

Comentários