Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 20 de abril de 2024
Notícias /

Geral

25/04/2017 - 17h39

Compartilhe

25/04/2017 - 17h39

Índios protestam no Congresso Nacional e são recebidos com bombas

Centenas de índios fizeram na tarde desta terça-feira, 25/04, protesto contra a proposta que altera o processo de demarcação de terras indígenas. A manifestação aconteceu em frente ao Congresso Nacional e, depois de tentar entrar nas dependências do Parlamento, foram recebidos com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio por tropas de choque. 

 

Os indígenas querem a derrubada da proposta de emenda à Constituição (PEC 215/2000) que, em linhas gerais, transfere do Executivo para os congressistas (deputados e senadores) a tarefa de demarcar terras indígenas. a possibilidade de mudança causa revolta nas comunidades tradicionais. Os protestos continuam nas imediações do centro do Poder Legislativo.

 

Os índios tentaram entrar pelo acesso ao chamado Salão Negro, próximo à rampa do Congresso e foram recebidos com bombas arremessadas em uma ação progressiva das polícias, vindas de diferentes pontos do prédio. Um grupo de policiais desce a rampa em direção aos manifestantes, enquanto que lançadas diversas flechas foram atiradas em direção às forças de segurança, muitas delas fincadas no gramado.

 

Mais cedo, os índios, que vêm de diversas tribos país afora, estavam acampados a cerca de 800 metros do Congresso, em um vão gramado próximo à Catedral de Brasília. Como este site mostrou mais cedo, eles não estão sozinhos contra a PEC 215/2000: mais de 20 artistas da música popular brasileira e do teatro gravaram um hino à demarcação de terras indígenas no país. 

 

O videoclipe da canção “Demarcação Já”, de Carlos Renno e Chico Cesar, foi divulgado nesta segunda-feira (24), como parte das ações da Mobilização Nacional Indígena, que prevê uma série de atos e protestos em Brasília até a próxima sexta-feira (28).

Acesse Piauí

Comentários