Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 16 de abril de 2024
Notícias /

Política

22/06/2017 - 09h14

Compartilhe

22/06/2017 - 09h14

Vereador acionará Ministério Público Federal para tratar sobre saúde de Teresina

Dudu (PT) vai tratar também de ação contra o monitoramento de trânsito na capital.

 Acesse Piauí

 

O vereador Dudu (PT) usou a tribuna nesta quarta-feira (21) para falar sobre a visita realizada ao Hospital São Marcos, onde juntamente com os vereadores Dr. Lázaro e Cida  Santiago conversaram com o diretor executivo do hospital, Joaquim Almeida, o diretor de prática e negócios, Dr. Marcelo Martins, para tratar sobre a denúncia da suspensão do tratamento oncológico a pacientes dos SUS. O parlamentar também comentou que acionará o Ministério Público Federal em relação a saúde de Teresina e da audiência com o MPF, que acontecerá nesta quinta-feira (22), para tratar sobre a ação contra o monitoramento de trânsito e a saúde de Teresina.

 

“Tenho uma audiência marcada com o Ministério Público Federal, nesta quinta-feira, onde iremos tratar de uma ação que estou ingressando contra o sistema de monitoramento de trânsito de Teresina, como também de posse da ata da nossa audiência realizada no dia 07 de junho. Iremos acionar o Ministério Público Federal em relação à saúde da Capital. Porque quem gerencia o SUS é o município. Ele não pode se esquivar e jogar a responsabilidade sempre no outro. O problema do município é que ele sempre tira a culpa de si, e agora para gerenciar os seus contratos a prefeitura está contratando uma consultoria. A empresa dará o parecer se o contrato está ou não superfaturado. Temos que tratar a coisa com seriedade e não é jogando para o povo a responsabilidade que teremos a solução dos problemas", disse Dudu.

 

Em relação à visita ao Hospital São Marcos, Dudu afirmou que “os vereadores foram tirar a prova dos nove e saber porque o Hospital não estava recebendo pacientes em tratamento de câncer. Durante a nossa conversa com o diretor executivo, foi esclarecido que o hospital está aberto e acessível, diferentemente dos nossos gestores públicos, que se negam a vir nesta casa para mostrar seu trabalho”.

 

O vereador ainda destacou a que a diretoria do Hospital se dispôs a marcar uma reunião para esclarecer os fatos. “O Hospital se colocou à disposição da Câmara para agendarmos uma visita a essa Casa, para que eles possam vir aqui prestar explicações. O São Marcos é uma entidade filantrópica, e desde setembro do ano passado tem tratativa com a prefeitura para o que eles chamam de atendimentos de decorrência dos períodos de tratamento dos pacientes. Mas ficou claro que o pós-tratamento de quimioterapia e radioterapia, ou outros, que o paciente venha a precisar do atendimento médico, a prefeitura tem condição de atender”, falou.

 

Dudu ainda relatou: “Eles não podem ser transformados em UBS e Posto de Saúde, mesmo assim assumiram um compromisso que é de tratamento integral para as crianças. Diante de tudo isso, deduziu que essa foi mais uma peripécia do menino danado que gere hoje a saúde, secretário Silvio Mendes. Vou criar uma figura para o secretário de saúde de Teresina, ‘o mundo fantástico de Sílvio Mendes’, porque ele acha que está melhorando a saúde, mas na realidade é outra coisa. Escutei publicamente o secretário dizer que sabia do acontecido dos tratamentos oncológicos pela imprensa. Pois ontem, diante dos relatórios apresentados, o Hospital se coloca à disposição desse poder para mostrar os números, revelando que não pode continuar como um posto de saúde da prefeitura”, afirmou.

Acesse Piauí

Comentários