Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Política

18/08/2017 - 09h49

Compartilhe

18/08/2017 - 09h49

Lula irá a universidade baiana apesar de juiz proibi-lo

O ex-presidente Lula afirmou que o título fora aprovado em 2011 e criticou o parlamentar do DEM que entrou na justiça para impedí-lo de receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Lula afirmou ser vítima de perseguição e citou que vai à cidade e à universidade nesta sexta-feira (18) de qualquer maneira, apesar da decisão judicial.

 

"Amanhã nós vamos lá. Quero então dar um beijo na testa do reitor, dos professores e professoras e um abraço nos estudantes, e dizer que a ação que interessa é o reconhecimento, porque eles me deram o título porque foi um torneiro mecânico que fez mais universidades na história desse país", afirmou Lula.

 

"Eu queria apenas falar para esse vereador, que eu não conheço, que ele tem o direito de não gostar de mim. E quem é do DEM não precisa gostar de mim, porque eu não gosto deles. E não por questão pessoal, mas por divergência ideológica, concepção de política e de inclusão social", ressaltou o ex-presidente. 

 

A solenidade de entrega do título está marcada para esta sexta-feira, 18. A decisão do juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Cível, ocorreu em resposta a uma ação popular movida pelo líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alexandre Aleluia, filho do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). 

 

Na decisão, o magistrado alega que há fim político-eleitoral na concessão do título “com vistas a propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento onde ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado ‘Brasil em Movimento’”.

 

De acordo com o juiz Evandro Reis, há idoneidade da demanda para impugnar a outorga de honraria por entidade estatal por meio de ação popular a fim de preservar a moralidade administrativa, como define o artigo 5º da Constituição Federal. “A moralidade administrativa é valor de natureza absoluta que se insere nos pressupostos exigidos para a efetivação do regime democrático”, citou o juiz Evandro Reis. Na decisão, o juiz ainda determinou que a Polícia Federal esteja no local onde seria realizado o ato para garantir que a decisão seja cumprida.

 

Em toda sua trajetória, Lula já foi homenageado com mais de 50 títulos de Doutor Honoris Causa no Brasil e no mundo. Além disso, lidera a lista de presidenciáveis para 2018, de acordo com as principais pesquisas de intenção de voto do país. No último mês, um reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) afirmou ter sofrido ameaça de morte por ter concedido título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente.

 

Ainda na Bahia, a caravana liderada por Lula que vem percorrendo o nordeste vai nesta sexta-feira às cidades de Cruz das Almas e São Francisco do Conde. No sábado, despede-se do Estado em Feira de Santana e segue para Sergipe, onde visitará cinco cidades.

Acesse Piauí

Comentários