Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Municípios /

Demerval Lobão

Demerval Lobão

contato@acessepiaui.com.br

27/07/2013 - 14h45

Compartilhe

Demerval Lobão

contato@acessepiaui.com.br

27/07/2013 - 14h45

Hepatite: Sesapi realiza Fique Sabendo no munícipio

0

 0

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia, realizará, em alusão ao Dia Nacional de Combate as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, testes gratuitos nas cidades de Demerval Lobão, José de Freitas e Assunção do Piauí, na próxima semana. Em 2013 já foram notificados 121 casos da doença no estado.

Os testes fazem parte de uma ação chamada Fique Sabendo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização de exames para detectar várias doenças, como HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

As cidades escolhidas para a testagem foram Demerval Lobão (30 de Julho), José de Freitas (31 de Julho) e Assunção do Piauí (01 de Agosto).

“Esses municípios foram priorizados pelos critérios de notificações de casos suspeitos Hepatite B e C, vigilância ativa, grupos de riscos. Serão realizadas ações de aconselhamento e testagem”, afirma a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressaltando que na capital, a mobilização será realizada pela Fundação Municipal de Saúde.

De acordo com a diretora de vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, devem fazer os testes pessoas em situação de vulnerabilidade como pacientes que fizeram transfusões de sangue antes de 1993, homossexuais, pessoas com tatuagem e usuários de drogas.

“Antes de fazer o teste a pessoa responde a um questionário onde, a partir daí, saberemos se ela se enquadra nos grupos de vulnerabilidade. Não fazemos o teste em todo mundo”, explica Telma Evangelista.

Comentários