Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Municípios /

União

União

contato@acessepiaui.com.br

06/10/2013 - 21h35

Compartilhe

União

contato@acessepiaui.com.br

06/10/2013 - 21h35

Muros de tradicional escola em União recebem intervenção criativa

0

 0

 Os muros da tradicional Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco, datada de 1938, em União, ganharam desenhos multicoloridos com a intervenção proposta pela Oficina de Pintura, da Caravana Piauí da Gente. A intervenção contou com a participação de alunos, professores e artistas locais.

Símbolos da religião local, diferentes texturas e figuras geométricas serviram de inspiração para a composição da proposta de arte. “No primeiro momento, ainda em sala de aula, quando perguntei quais características marcavam União, muitas crianças lembraram da Igreja Matriz. Então, a intervenção foi inspirada na identidade cultural da cidade, usando texturas e figuras geométricas”, explica a ministrante da Oficina, Luciana Leite.

Ainda em sala de aula, os alunos que participaram da Oficina aprenderam sobre aspectos relacionados à história da arte e técnicas de desenho. Jose Milton da Costa, 7 anos, se inspirou na arquitetura da cidade para compor o seu desenho. As praças e igrejas ganharam uma nova versão pelas mãos do garoto. “Aprendi a usar as formas com a tia”, comenta sobre o desenho.

A professora Antônia Lúcia, 43 anos, fez questão de participar da atividade. Há cerca de quatro anos ministrando aulas de arte, Antônia viu na Oficina de Pintura uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos. “Todo novo aprendizado é bem vindo e eu quero passar isso para os meus alunos. Aqui, por exemplo, captei a utilização das figuras geométricas e texturas. Meu desenho mescla uma homenagem para minha filha e as cores de União”, comenta Antônia.

A diretora da Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco, Sandra Machado, lembrou que o momento incentiva o aprendizado dos alunos. Para participar da Oficina foram escolhidos cinco alunos de escolas municipais e estaduais da região.

O jovem artista Pedro Henrique Gomes, 21 anos, mora em União, mas aperfeiçoa seu conhecimento no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Sempre gostei de desenhar e fui muito motivado pela minha família e amigos. Na Oficina, os participantes têm a experiência de estarem em contato com as artes”, ressalta Pedro, que produz quadros com o uso de tinta naquim e texturas.

A Oficina de Pintura é uma das atividades que estará presente em todos os municípios visitados pela Caravana Piauí da Gente, que também leva prestação de serviços e entretenimento à população de cada região. A iniciativa é do Governo do Estado para homenagear o aniversário do Piauí.

Comentários