Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Municípios /

Jaicós

Jaicós

01/12/2013 - 16h40

Compartilhe

Jaicós

01/12/2013 - 16h40

Agricultores de Jaicós estão com toda a safra perdida devido a seca

0

 0

Dos 224 municípios do Piauí 211 estão em situação de emergência por conta da seca que atinge a região Nordeste. Na cidade de Jaicós, extremo Sul do Piauí, agricultores afirmam que perderam toda a safra.

Na roça do agricultor Mário José Batista não há sequer um cajueiro vivo. As árvores que não resistiram agora vão virar lenha para compensar parte do prejuízo causado pela estiagem. “Estou cortando todas as árvores para vender a lenha, para diminuir o prejuízo. Vou preparar a terra para ver se consigo plantar novamente e tirar colher alguma coisa”, contou.

A cidade de 19 mil habitantes tem a metade da população que mora na Zona Rural. Para a agricultora Maria Justino, a seca tem causado estragos anjos após anos. “A gente vê os animais tudo morrendo por falta de água e de alimento. Temos que alimenta-los apenas uma vez por dia, porque não temos condições”, falou a agricultora.

A última chuva na cidade foi registrada em outubro que encheu parte dos barreiros, mas não foi suficiente para molhar a terra. A água que mata a sede da comunidade viaja em toneis em lombo de animais. “Temos que andar cerca de três quilômetros para conseguir um pouco de água. Todos os dias é essa mesma situação”, disse o agricultor Hélio Batista.

Nas cisternas a água do carro pipa é pouca para a família de José Militão que também dividi o liquido com outros vizinhos. “São seis casa que depende dessa água armazenada na minha cisterna. Não dá para todos, pois usamos a água para beber, lavar, cozinhar e tomar banho”, relatou Militão.

O principal açude da cidade também está abaixo do nível normal. Sem água e sem pasto suficiente as famílias já estavam com dificuldades de alimentar o rebanho, para ajudar os criadores o município foi incluído no programa silagem verde, que fornece um composto vegetal utilizado na alimentação dos animais, foram distribuídos cerca de 500 kg de milho.

A silagem foi distribuída há quase dois meses e cerca de 30 toneladas chegaram a cidade, mas o agricultor Manoel Eliodoro disse que não foi suficiente. “Tinha muito agricultor e por isso que não deu. Recebemos dois sacos cada um e assim não tínhamos como alimentar os animais. Nessa quantidade o bicho como em um dia só”, contou.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural da cidade afirmou que a silagem beneficiou 170 famílias da Zona Rural de Jaicós. “Foi distribuído para quem cria até dez bovinos. Não foi contemplados os criadores de caprinos e ovinos, que é a grande maioria. Mas reconhecemos que foi insuficiente a quantidade que veio para a cidade”, explicou José do Carmo, secretário de desenvolvimento rural de Jaicós.

Fonte: G1

Comentários