Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Municípios /

Fronteiras

Fronteiras

acessepiaui@hotmail.com

03/12/2013 - 11h30

Compartilhe

Fronteiras

acessepiaui@hotmail.com

03/12/2013 - 11h30

Adutora de 111 km de extensão vai garantir água para sertanejos

0

 0

 “A água era muito ruim, pouca, salgada e com um cheiro horrível. Hoje nós temos água limpa, boa e abundante”, é assim que a professora Anita Antônia Nascimento relata a situação do município antes e depois da Adutora de Piaus.

O sistema adutor de Piaus inaugurado, na última sexta-feira (29), beneficiará 25 mil famílias nos municípios de Fronteiras e Pio IX. A adutora possui 111 quilômetros de extensão e conta com estação de tratamento e dez estações elevatórias. A obra contou com um investimento de aproximadamente 40 milhões de reais, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II).

“Essa é uma obra grandiosa, pois agora nós temos água potável, antes a população dependia dos carros-pipas e muitos ainda compravam latas d’agua para beber”, comemora a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

O acesso à água encanada também é comemorado por Manuel Bezerra Gomes, 75 anos. “Eu tava com muito medo de ficar sem água, pois o açude Cajazeiras só tinha lama, por isso ficávamos com medo até de banhar, pois a água não tinha qualidade”, relembra.

“Essa é uma das maiores reivindicações e sonhos dos moradores do Semiárido. Fico muito feliz por ter entregue essa adutora com água tratada e de qualidade para os municípios de Fronteiras e Pio IX”, afirma o governador Wilson Martins.

Um sonho realizado. É assim que Eudes Agripino, prefeito de Fronteiras define a ação. “Esse é um sonho muito antigo da nossa região, pois esse é um investimento que alcança não só o nosso município. Fico muito feliz porque agora nós temos água de qualidade para atender o consumo humano e animal”, afirma o prefeito.

“Sem dúvidas estamos em uma das regiões mais carentes de abastecimento do nosso estado. E temos muito que comemorar, pois água para o Semiárido é sinônimo de cidadania, mas também de desenvolvimento. Estamos entregando o Sistema de Piaus I e já trabalhando no Sistema de Bocaina/Piaus II que irá beneficiar outros municípios da região”, pontua o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira.

Para a dona de casa Francisca Glória de Sousa, 63 anos, agora a qualidade ta muito boa. “A água era imunda, a gente tomava um banho e parecia que tava se sujando. Agora está ótimo para a gente tomar banho e lavar nossas roupas”, comenta.

Comentários