Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Municípios /

Cristino Castro

Cristino Castro

acessepiaui@hotmail.com

07/01/2014 - 10h44

Compartilhe

Cristino Castro

acessepiaui@hotmail.com

07/01/2014 - 10h44

Sul do Piauí ganha mais uma estrada asfaltada

0

 0

O Extremo Sul do Piauí ganhou mais uma ligação com a região central do Estado. O governo já concluiu as obras da BR 135 entre as cidades de Bertolínia e Elizeu Martins, colocando à disposição da população mais uma opção de tráfego em estrada segura e de boa qualidade.

Paradas há vários anos, as obras foram reiniciadas e concluídas pelo 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC) e os investimentos somaram cerca de R$24 milhões. As obras foram paralisadas por conta de ações do Ibama e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que questionavam o impacto ambiental e a presença de sítios arqueológicos na região.

“Pedia a Deus todos os dias para que essa estrada fosse feita, porque vivíamos um sofrimento muito grande com tanta poeira”, relata o professor Adelmar Reis, dono de um comércio ao lado da BR.

Em Manoel Emídio, cidade localizada entre Bertolínia e Elizeu Martins e diretamente beneficiada pela estrada, a população não para de festejar. “É a maior obra do governo em nosso município em todos os tempos. Acabou nosso sofrimento”, comemora Orismar Pereira.

Segundo relatos da população, o asfaltamento é esperado desde os anos 1960, quando abriram a estrada de piçarra. “De lá para cá, muitos prometeram, mas não fizeram”, relata o comerciante Edilberto Martins. “Eu era menino e já carregava faixa pedindo o asfaltamento quando alguma autoridade passava por aqui”, revela.

“Faz tempo que se falava nessa estrada. Falaram tanto que nem acreditávamos mais”, diz o aposentado José Augusto Duarte, de 74 anos.

No Sul do Piauí, a BR 135 corta os municípios de Jerumenha, Bertolínia, Manoel Emídio, Elizeu Martins, Colônia do Gurgéia, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus, Corrente e Cristalândia.

O acesso ao Extremo Sul também pode ser feito pela PI 140, a partir da cidade de Floriano, seguindo por Itaueira, Canto do Buriti e Elizeu Martins.

“A vida agora vai melhorar”, espera o caminhoneiro José Antônio, que durante anos fez o trajeto poeirento e esburacado. “Esse governo é bom de estrada”, conclui.

Comentários