Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Municípios /

Corrente

Corrente

acessepiaui@hotmail.com

16/12/2014 - 17h26

Compartilhe

Corrente

acessepiaui@hotmail.com

16/12/2014 - 17h26

Uespi de Corrente participa da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo

Cerca de 20 alunos participaram do evento e apresentaram 30 trabalhos, todos oriundos do município de Corrente e região.

 

Estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti Barros, em Corrente, participaram da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada na cidade de Ilhéus, na Bahia, entre os dias 8 a 12 de dezembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Cerca de 20 discentes participaram do evento e apresentaram 30 trabalhos, todos oriundos do município de Corrente e circunvizinhos. O evento contou com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), concomitantemente ao III Seminário Baiano de Solos.

O professor doutor Sammy Sidney destaca que, na I Reunião Nordestina de Ciência do solo, houve a participação de 13 discente e 19 trabalhos. Já na II Reunião, a participação praticamente dobrou, indicando uma melhoria cientifica do Campus de Corrente em eventos deste nível. “Para todos os discentes a participação neste tipo de evento propicia uma visão mais detalhada do ensino, pesquisa e extensão, por meio da troca de experiência com outros discentes e também pesquisadores renomados na área de ciência do solo, como o doutor Ignacio Herman Salcedo”, disse.

Os trabalhos foram orientados pelos professores do campus, além, de Sammy Sidney, o professor mestre Manoel Ribeiro Holanda Neto, mestre Jeová Lira dos Santos; professor doutor Fernando Silva Araújo e professor mestre Márcio Godofredo Rocha Lobato. Sammy ainda agradece o apoio dado pela administração superior desta IES e da prefeitura de Corrente, os quais foram fundamentais para oportunizar a participação dos professores e alunos que representaram a Uespi.

Sobre o evento

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS) é um evento técnico-científico da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A primeira edição foi realizada em Areia-PB no ano de 2013, com o tema Soluções e Desafios para o Uso Sustentável dos Solos da Região Nordeste. Um dos resultados da I RNCS foi o desafio de iniciar uma discussão acerca da legislação de uso e conservação dos solos do Nordeste, tendo em vista que uma proporção significativa desta região apresenta riscos potenciais de degradação deste recurso natural, principalmente àqueles relacionados a processos de desertificação.

Do Liberdade News

Comentários