Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Anísio de Abreu

acessepiaui@acessepiaui.com.br

18/05/2015 - 19h01

Compartilhe

Anísio de Abreu

acessepiaui@acessepiaui.com.br

18/05/2015 - 19h01

Professora piauiense é selecionada para participar do Câmara Mirim

Ela apresentou um projeto para estimular o senso crítico e a atuação dos estudantes na política.

Professora Rosa Luzia da Silva da Unidade Escolar Letícia Macêdo

 Professora Rosa Luzia da Silva da Unidade Escolar Letícia Macêdo

O Plenarinho, portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, selecionou seis educadores para participar da edição 2015 do Câmara Mirim, evento que oferece a estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental a experiência de ser deputado por um dia.

 

Os professores venceram concurso nacional que avaliou propostas pedagógicas baseadas em temas como democracia, representação, respeito à decisão da maioria e importância das leis.  

 

Os projetos selecionados serão aplicados em ambiente escolar e os professores poderão participar também do "Missão Pedagógica no Parlamento", programa institucional da Câmara ligado à educação para a cidadania. As aulas presenciais acontecerão em agosto/setembro, e os professores irão a Brasília com as despesas pagas pela instituição.

 

Do Piauí, a professora Rosa Luzia da Silva da Unidade Escolar Letícia Macêdo, de Anísio de Abreu, foi a única selecionada, ela que leciona Língua Portuguesa na escola, apresentou um projeto para estimular o senso crítico e a atuação dos estudantes na política. "Recentemente elaborei o Projeto Vozes e enviei-o ao Plenarinho no intuito de poder levar meus alunos a participarem do Câmara Mirim 2015, para minha surpresa, fui selecionada entre os seis melhores projetos do Brasil, estou bastante feliz", comenta. Ano passado a professora representou o Piauí na Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa nas categorias Memórias Literárias e Crônica.

 

Ao envolver os educadores e estimulá-los a levar para sala de aula o debate sobre questões relacionadas ao processo político, o Plenarinho espera tornar mais intensa e efetiva a participação dos estudantes no Câmara Mirim, que chega a sua 10ª edição neste ano. Os professores que tiveram o projeto pedagógico selecionado poderão trazer até 40 alunos a Brasília para participar do programa, em outubro. Nesse caso, as despesas deverão ser pagas pelos próprios participantes.

 

O Câmara Mirim seleciona anualmente três projetos de lei sugeridos e enviados por alunos matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para debate e votação pelos participantes do programa no Plenário da Câmara dos Deputados. As inscrições vão até 30 de junho. Os autores dos projetos selecionados irão a Brasília defender suas ideias com a viagem custeada pela Câmara.

 

Anísio de Abreu

Comentários