Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

28/06/2015 - 17h30

Compartilhe

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

28/06/2015 - 17h30

Pesquisa aponta que Festival de Inverno gerou R$ 4,6 milhões

 

O Festival de Inverno de Pedro II gerou mais de R$ 4,6 milhões em incremento para a economia do município. Esse e outros dados estão na pesquisa feita pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, Ifpi e a Escola Família Santa Ângela, Efasa.

 

Durante os quatro dias, o evento contou com a presença de mais de 30 mil visitantes que contribuíram para a economia local. O Festival de Inverno teve uma vasta programação na qual o público pôde conferir shows musicais com artistas de renome nacional. Além disso, o rico artesanato e as belezas naturais da região atraíram centenas de visitantes.

 

Para o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o Festival tem  contribuído ao longo dos anos para o desenvolvimento da economia local. “A cada ano, o Festival promove grande movimentação no município. Conforme aponta a pesquisa, as pousadas domiciliares tiveram um aumento de 300% na taxa de ocupação no período do Festival. Além disso, o artesanato e o comércio local que tiveram visibilidade e  concretizaram negócios durante a realização do evento”, destaca o diretor técnico.

 

A Feira de Artesanato, promovida pelo Sebrae em paralelo ao Festival de Inverno, obteve destaque entre as atrações relacionadas a esse período festivo em Pedro II.  Segundo o levantamento, cerca de 90% dos expositores pretendem participar da feira de 2016 e mais da metade dos expositores ouvidos pela pesquisa destacaram que o volume de negócios foi bastante positivo.

 

A feira contou com a participação de artesãos de Piripiri, Parnaíba, Teresina, Pedro II, dentre outras cidades piauienses e dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Pernambuco. Os profissionais apresentaram peças em cestaria e trançados, tecelagem, madeira, opalas, cerâmica, bordados, rendas, entre outras tipologias.

 

Destaca-se também que um terço das empresas que participaram do Festival de Inverno realizou contratações de colaboradores no período de realização do evento.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 80% dos visitantes pretendem retornar no Festival de Inverno de 2016.

 

A pesquisa foi realizada no período do Festival de Inverno, que ocorreu entre os dias 04 e 07 de junho. Foram ouvidos 1132 visitantes, 152 empreendedores e empresários e 63 expositores. Neste documento foram analisados: o perfil do turista, gasto médio diário, percepção sobre a cidade sede do evento e equipamentos e serviços utilizados. As alternativas de resposta ao questionário foram ruim, regular, bom e muito bom.

Pedro II

Comentários