Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 20 de abril de 2024
Colunas /

Parnaguá

acessepiaui@hotmail.com

22/07/2015 - 09h45

Compartilhe

Parnaguá

acessepiaui@hotmail.com

22/07/2015 - 09h45

Moradores pedem ajuda para salvar lagoa de Parnaguá‏

 

A terceira maior lagoa do Estado pede socorro. Com uma extensão de 12km e antes tinha  uma vasão 74 milhões metros cúbicos de água, a lagoa de Parnaguá está secando e os moradores do município distante 835 km de Teresina pedem ajuda para salvar uma das principais fontes de renda da população. Eles solicitaram apoio  da senadora Regina Sousa e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo durante passagem dos dois pela cidade no final de semana.



Além da pouca quantidade de água,  a lagoa está sendo cercada por fazendeiros, o que está impedindo o acesso dos pescadores ao local. Segundo o presidente da Colônia Z10, Adolfo Dias Pereira no município são 180 pescadores cadastrados e 60 por cento tiravam o sustento da lagoa. "Estão cercando a lagoa e dificultando o trabalho dos pescadores. "



Adolfo Dias informou que já foram solicitados tanques de  redes e cestas básicas para ajudar os pescadores a sobreviverem. O pedido foi feito pela vereadora Maristela Freitas aos órgãos competentes do Estado, mas ainda não foram atendidos.

 

 

A senadora Regina Sousa e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo orientaram os moradores a procurarem o Ministério Público para formalizar a denúncia sobre a ação dos fazendeiros e solicitar a retirada das cercas.

 

Não vamos brincar com a natureza. Ela dá resposta e a resposta é sempre ruim para a humanidade, " comentou Regina Sousa lembrando que teve todo um processo para a atual situação da lagoa,  como o barramento que impediu que ela recebesse as águas do rio Paraim e o desmatamento das margens." É a mão humana que está maltratando a natureza. "



Em visita a nove municípios da Região sul, a senadora aproveitou para pedir aos pequenos agricultores que não vendam suas terras para os grandes produtores por causa do Matopiba. "Não sou contra o programa. O programa é ótimo, mas temos que ter cuidado com os espertos para que o trabalhador não se torne bóia-fria dos grandes produtores. "  E acrescentou que os grandes vão produzir grãos e os pequenos alimentos e eles também terão incentivos do programa, como acesso a tecnologia e à assistência técnica. "Não vamos deixar destruir a natureza, vamos preservar as nascentes. O projeto prevê a preservação, mas a ganância do homem é grande. "

 

Parnaguáa

Comentários