Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Fartura do Piauí

24/07/2015 - 10h32

Compartilhe

Fartura do Piauí

24/07/2015 - 10h32

Câmara afasta prefeito de Fartura do PI por omitir prestação de contas

Gestor foi afastado nesta quinta-feira (23) e o vice-prefeito deve assumir o cargo.

Prefeito de Fartura do Piauí, Dadu, é afastado do cargo

 Prefeito de Fartura do Piauí, Dadu, é afastado do cargo

Por seis votos a favor e três contrários, a Câmara Municipal de Fartura do Piauí, a 600 km de Teresina, afastou do cargo nesta quinta-feira (23) o prefeito Permínio Pereira, o Dadu (PSB). Em sessão extraordinária, os vereadores atenderam ao pedido da Comissão Processante de um procedimento administrativo que tramitava na Casa e decidiram pelo afastamento cautelar do gestor.

 

O Processo Administrativo contra o prefeito foi aberto pela Câmara Municipal de Fartura do Piauí após dois eleitores do município denunciarem a ausência de prestação de contas por parte da administração municipal. Eles juntaram documentos e protocolaram a denúncia, que acabou sendo acatada pelo Poder Legislativo.

 

No início do mês, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia julgado favorável uma solicitação de medida cautelar feita pelo Ministério Público de Contas contra o prefeito devido a não prestação das contas. Entre as medidas estava o pedido de intervenção no município pelo Estado e a inspeção das contas municipais na própria cidade.

 

“Por conta desses atos a Câmara abriu o Processo Administrativo para apurar esses crimes de responsabilidade e atos de infração político-administrativa e a Comissão Processante requereu o afastamento cautelar do gestor devido a situação das contas até que se finalize o processo”, informou o assessor jurídico da Câmara de Fartura, Ednaldo Damasceno.

 

Segundo ele, o processo administrativo tem 90 dias para ser finalizado e até lá o prefeito deve permanecer fora do cargo. Ednaldo informou ainda que o vice-prefeito Laênio Macedo (PSD) assumirá o mandato com o afastamento de Permínio Pereira. “Ele [Laênio] vai ser notificado e após a notificação será marcada uma sessão solene para dar posse ao novo prefeito”, disse.

 

A reportagem do Acesse Piauí não conseguiu contato com o prefeito Permínio Pereira. Ele ainda pode questionar o ato da Câmara Municipal na Justiça.

Fartura do Piauí

Comentários