Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Elesbão Veloso

13/08/2015 - 10h58

Compartilhe

Elesbão Veloso

13/08/2015 - 10h58

Prefeitura de Elesbão Veloso é condenada por boi que vitimou idosa

Após dois anos do fato, justiça determina o pagamento de indenização à família da idosa.

Bois soltos em Elesbão Veloso

 Bois soltos em Elesbão Veloso

Após dois anos do fato, a Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso foi condenada pela justiça a pagar uma indenização de R$ 78.800,00 à família da idosa Francisca Nunes Osternes, conhecida como "Dona Francisquinha". O fato chamou a atenção em 2013 e foi destaque em vários veículos de comunicação na época, já que ocorreu pela falta de estrutura do Matadouro Municipal de Elesbão Veloso. 
 
Um dos bois presos no local conseguiu fugir, atingindo logo em seguida a idosa de 74 anos, que levou várias chifradas enquanto caminhava pela rua. Socorrida ainda com vida e levada para atendimento em Teresina, dona Francisquinha faleceu três dias depois.
 
A decisão foi do juiz João de Castro Silva e publicada no dia 01 de junho deste ano. A Prefeitura de Elesbão Veloso já recorreu da decisão. Segundo o advogado que ganhou a causa, Luciano Paes Landim, é a primeira vez que uma prefeitura é responsabilizada diretamente por evento dessa natureza, onde um animal foge do abatedouro e vitima um cidadão.
 
"Os entes públicos respondem pelos acidentes provocados por animais, em suas esferas de competência, seja na zona urbana, rural ou rodovias. O serviço de fiscalização e prevenção de acidentes é de obrigação do ente público, portanto, é justa a decisão proferida pelo juiz", diz o advogado.
 
A causa é uma das primeiras nesse sentido no estado e reflete o descaso da gestão municipal com o trato ao matadouro municipal. Mesmo tendo ocasionado uma morte, a delegacia local não abriu inquérito para apurar as responsabilidades do fato.

Elesbão Veloso

Comentários