Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Piripiri

acessepiaui@hotmail.com

30/10/2015 - 17h17

Compartilhe

Piripiri

acessepiaui@hotmail.com

30/10/2015 - 17h17

Wellington Dias inaugura ampliação da UTI de Piripiri

Agora, a unidade hospitalar conta com dez leitos novos e totalmente equipados, para toda a região dos Cocais.

Inauguração da UTI do hospital Regional Chagas Rodrigues( Foto: Marcelo Cardoso)

 Inauguração da UTI do hospital Regional Chagas Rodrigues( Foto: Marcelo Cardoso)

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (30), a reforma e ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. Agora, a unidade hospitalar conta com dez leitos novos e totalmente equipados, para toda a região dos Cocais. Para isso, foram investidos R$ 1.490.529,61, entre obras e aquisição de equipamentos, incluindo ainda a sala de Raios X.

 

Além de Piripiri, a Secretaria da Saúde está investindo cerca de R$ 7 milhões na construção e ampliação de leitos de UTI adulta, neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) nos municípios de Teresina, Parnaíba, Oeiras e Floriano. A meta é dobrar o número de leitos para tratamento intensivo até o ano de 2018. De acordo com o governador Wellington Dias, o objetivo é descentralizar cada vez mais os serviços de saúde. “Estamos descentralizando os serviços para todas as regiões e, ainda assim, ampliando o da capital”, pontuou ele.

 

Francisco Costa, secretário de Saúde do Estado, explica que com os dez leitos, a UTI será credenciada ao Ministério da Saúde. “O Hospital Chagas Rodrigues funcionava anteriormente com uma UTI com sete leitos e precisava ofertar mais leitos, necessidade inclusive para habilitação junto ao Ministério da Saúde. Optamos, portanto, por fazer essa ampliação e entregar agora esses dez leitos para a população e toda a reestruturação nos equipamentos”, comenta o secretário. O diretor do Hospital Chagas Rodrigues, Ricelli Barbosa, explicou que com o credenciamento Piripiri só irá se desenvolver mais em relação à saúde: “Com o credenciamento, torna-se viável fomentar recursos que vão além da estrutura do hospital, mas também para condições de atendimento, com uma excelente equipe técnica”, explicou ele.

 

A Unidade de Tratamento Intensiva de Piripiri foi fechada em março desde ano após a ampliação ser aprovada pelo governador Wellington Dias e o secretário Francisco Costa. Hoje ela reabre e já passa a funcionar com os dez novos leitos e com equipamentos de alta qualidade.  “Nossa perspectiva é cada vez ampliar a oferta de leitos para tratamento intensivo. Como na cidade de Parnaíba, Teresina, também no interior do estado, como Oeiras, Floriano e Picos, também estão passando por essa reestruturação. Além de Bom Jesus, que após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e ainda Campo Maior, que terá dez leitos, fruto de emenda parlamentar da senadora Regina Sousa, numa perspectiva para 2016”, explica Francisco Costa.

 

Em obras ou em processo licitatório, o Estado trabalha na ampliação de 102 novos leitos para tratamento intensivo, tanto em Teresina como no interior, o secretário Francisco Costa explicou que o número de leitos de UTI irá dobrar até 2016. “Essa oferta de leitos de UTIs no interior do estado busca, além de aumentar a descentralização dos serviços, resolver os casos que requerem tratamento intensivo nas regiões de saúde, não precisando, assim, se deslocar para buscar a já pequena oferta de leitos na capital. Esse é o desejo do governador Wellington Dias de levar os serviços, não só de média, mas de alta complexidade, para todo o estado do Piauí, para que a oferta fique mais próxima da necessidade da população”, acrescentou o secretário da Saúde.

 

Durante a solenidade de inauguração, o governador Wellington Dias assinou ordem de serviço para asfaltamento das ruas de Piripiri, implantação da sucursal da TV Antares em na cidade, ampliação do hospital e implantação de dez leitos de neonatal. Além disso, ele visitou as obras do Esgotamento Sanitário de Piripiri, que tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2016 e vai levar ainda mais saúde para a população de Piripiri.  

Piripiri

Comentários