Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

09/11/2015 - 10h21

Compartilhe

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

09/11/2015 - 10h21

Comunidade faz campanha para limpar lagoa em Pedro II

Segundo moradores, a prefeitura municipal nunca se preocupou em promover um trabalho de conservação da Lagoa do Sucuruju.

 

O descaso com o meio ambiente e a possível escassez de um recurso natural que é fundamental para a vida humana está mobilizando a população de Pedro II, na região do Norte Piauí. Os moradores do município lançaram uma campanha para angariar fundos e viabilizar a limpeza da Lagoa do Sucuruju, que sofre com o assoreamento, poluição e proliferação de plantas aquáticas. 



Há alguns anos o local era usado para banhos e como fonte de água potável utilizada com fins domésticos. Contudo, atualmente, o reservatório natural está cheio de aguapés, lodo, lixo e entulhos em seu leito e margens. O desmatamento da mata ciliar também agrava o problema. 



Segundo moradores da região, a prefeitura municipal nunca se preocupou em promover um trabalho de conservação da Lagoa do Sucuruju. Por isso, com o decorrer do tempo, o local foi sofrendo com o descaso e até com a falta de consciência ambiental de alguns moradores. Por isso, hoje, diante da crise hídrica pela qual o Piauí passa, a situação tem preocupado a população, que lançou a campanha #SOSLagoa.
 


“Com esse problema de água com a qual passamos hoje no Piauí, é inadmissível que tenhamos uma lagoa poluída com lixo e plantas aquáticas. Lançamos uma campanha para arrecadar fundos e mandar limpar a Lagoa de Sucuruju. A ideia é revitalizar o local: tirar todo o lixo do leito e margens, todos os aguapés, lodo e entulho. Além de fazer o replantio da vegetação ciliar. Queremos manter a lagoa limpa e bem conversada pensando no futuro de nossas próximas gerações”, disse o professor Fabiano Oliveira da Silva, morador da região. 



Em visita ao município, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) constatou a situação alarmante de poluição na lagoa e informou  aos moradores que na próxima segunda-feira (09) vai se manifestar sobre esse assunto na Assembleia Legislativa do Piauí para cobrar do Governo do Estado uma medida urgente que resolver o problema. 



“Meio à crise hídrica e pela falta de boa vontade da gestão pública, a comunidade de Lagoa do Sucuruju, já bastante sofrida, lançou uma campanha pela limpeza da Lagoa a fim de que, na esperança das chuvas, resgate a sua capacidade de armazenamento d'água. Eu apoio a campanha ‪#‎SOSLagoa‬ e convido todos a participar, contribuindo com o que for possível. Ao Governador Wellington Dias e à Prefeita de Pedro II, Neuma Café, apelo para que atendam a comunidade. Uma simples ação de ambos poderia resolveria o problema”, defendeu o parlamentar.
 

Pedro II

Comentários