Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Pavussu

acessepiaui@hotmail.com

14/12/2015 - 12h49

Compartilhe

Pavussu

acessepiaui@hotmail.com

14/12/2015 - 12h49

Julimar Barbosa (PTB) lança pré-candidatura a prefeito de Pavussu

Lideranças e parlamentares da oposição participaram do ato político.

Julimar Barbosa da Silva (PTB), pré-candidato a prefeito de Pavussu

 Julimar Barbosa da Silva (PTB), pré-candidato a prefeito de Pavussu

Durante encontro realizado no último sábado (12), na residência do empresário Edilson Pinheiro, Julimar Barbosa da Silva, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), lançou sua pré-candidatura a prefeito de Pavussu-PI nas eleições municipais de 2016.

 

 

       
       
Prefeito de Pavussu-PI é condenado por “farra” de aluguel de carros e outros crimes        
         

O lançamento contou com a presença de vereadores da oposição, empresários e lideranças políticas locais. Dentre os parlamentares, estavam os vereadores Gilvan Martins dos Reis e o presidente da Câmara Municipal  Zé Neto.

 

Segundo Julimar, as maiores demandas da população pavussuense de aproximadamente 3,6 mil habitantes são ligadas a saúde de educação e que seu mandato daria prioridade para essas áreas.

 

 

Na saúde, Pavussu, que foi  elevado à categoria de município em 1989 ainda não dispõe de equipamentos públicos e profissionais capazes de atender com qualidade a população. Essa deficiência, comum nos pequenos municípios, contribui para o Baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é de apenas 0,555 numa escala que vai 0 a 1.

 

Se na saúde a realidade não é boa, na educação é desesperadora. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeida (Inep), baseados na Prova Brasil 2013, apontam que em Pavussu-PI, na ocasião, apenas 2% dos alunos matriculados na 5ª série, aprenderam o adequado  na competência de leitura e interpretação de textos. O péssimo desempenho se repetiu em Matemática.

 

Se o aprendizado dos alunos que em 2013 estavam na 5ª série é desastroso, os matriculados no 9ª ano foi pior ainda. 0% foi a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano na rede pública de ensino.

 

Nota zero em transparência

 

Em Pavussu, as notas baixas não ficam restritas ao ambiente escolar. De acordo com o Ministério Público Federal do Piauí, o dinheiro público é administrado no município ao arrepio da moralidade e legalidade. A prefeitura tirou nota zero em levantamento da Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) que considerou as principais exigências legais e boas práticas de transparência.

 

O estudo aponta que a gestão municipal rasga a Constituição Federal,  ignora a Lei Complementar nº 101/2000 ( Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei nº131/2009 e Lei Ordinária nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

 

Para o procurador-chefe da Procuradoria da República no Piauí, Marco Aurélio Adão, essa situação é grave.

 

Foto: Rogério Holanda/Acesse Piauí

 

“A sociedade precisa dessas informações para exercer o controle social. Sem elas, não há como o cidadão saber se os recursos públicos que chegam aos municípios estão sendo corretamente aplicados. Essa realidade precisa mudar. Cada vez mais, serão realizadas ações integradas pelo MPF, em nível nacional, com o objetivo de dar à sociedade ações concretas de combate à corrupção”, destacou em publicação do MPF apontando que os municípios do Piauí estão entre os piores em transparência no Brasil.

Pavussu

Comentários