Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Colunas /

Santa Cruz dos Milagres

11/01/2016 - 08h01

Compartilhe

Santa Cruz dos Milagres

11/01/2016 - 08h01

Maior santuário católico do Piauí é inaugurado

O novo templo tem capacidade para receber aproximadamente 3.500 fiéis

Santuário de Santa Cruz dos Milagres( Foto: Mauricio Pokemon)

 Santuário de Santa Cruz dos Milagres( Foto: Mauricio Pokemon)

A fé e devoção dos romeiros de Santa Cruz deu espaço à alegria e emoção na manhã deste domingo (10), na missa que inaugurou o mais novo templo do Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Terceiro maior espaço de visitação católica do país, o Santuário, localizado na cidade de mesmo nome e distante 186 km de Teresina, é inaugurado com festa após 5 anos de construção.

 

Presidida pelo arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, a missa inaugural ainda contou com a presença do pároco e reitor do Santuário Francemilson Holanda; do Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e idealizador do projeto da construção do novo Santuário, Dom Sérgio Brito; o bispo emérito de Teresina, Dom Miguel Câmara e ainda párocos e diáconos do estado.

 

Francemilson Holanda, pároco e reitor do Santuário, demonstrando emoção pela conquista  detalhou como a obra foi construída. "É uma alegria da maior intensidade esse momento. Tivemos muitos contratempos na construção do Santuário e muitos não acreditavam que isso pudesse acontecer. Para mim não tem igreja mais linda que essa por ter sido feita de um sonho partilhado por toda essa gente. Queria dizer ao Dom Sérgio que ele nos deu uma cruz, no sentido de muito trabalho, e hoje a igreja é entregue ao povo", explica o reitor.

 

A vice governadora Margarete Coelho esteve presente à missa inaugural e destacou esse momento de alegria para o povo piauiense. "É sempre uma  emoção estar em Santa Cruz dos Milagres onde sou bem recebida e acolhida. A cidade está em festa. Acompanhei a construção do santuário desde o início, começando pelos alicerces e a gente vê hoje essa obra que é de muitas mãos, uma obra dos romeiros, os maiores doadores dessa edificação. Por isso, é hora de agradecer  por esse projeto feito para o encontro da família cristã e que, na minha opinião, não tem nenhum outro igual. É tão bonito e acolhedor, edificado de forma confortável para receber a comunidade. Parabenizo a todos os envolvidos por essa belíssima obra".


Único Santuário piauiense reconhecido pelo Vaticano, o espaço de visitação tem capacidade para receber aproximadamente 3.500 mil fiéis.  A obra, orçada em R$ 3 milhões foi construída através de doações dos visitantes e peregrinos que se deslocam para o local ao longo do ano e durante as suas principais festas: Encontro dos Santos, Invenção da Santa Cruz e Exaltação da Santa Cruz (onde se comemora os festejos da paróquia).

 

Dom Jacinto, durante a solenidade, agradeceu a perseverança de todos que participaram do projeto de construção da nova sede. "Reconhecemos aqui a dedicação, fé e perseverança de muitos na luta à frente de tantos obstáculos, mas a cruz de Cristo foi mais forte que os obstáculos. Agradeço a arquiteta Geni Moura, ao engenheiro Luís Fortes e a toda equipe responsável pela construção; ao clero, padres, diáconos e seminaristas da Diocese. Somos gratos a Dom Sérgio pela construção do santuário e por ele estar presente nesse momento. Reconhecemos o santuário de Santa Cruz dos Milagres como a nossa casa", revela o arcebispo.

 

Milhares de fiéis acompanharam a celebração eucarística e aprovaram o espaço mais amplo e confortável para melhor receber o romeiro devoto de Santa Cruz dos Milagres.

 

Santa Cruz dos Milagres

Comentários