Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 23 de abril de 2024
Colunas /

Curralinhos

acessepiaui@hotmail.com

18/02/2016 - 17h17

Compartilhe

Curralinhos

acessepiaui@hotmail.com

18/02/2016 - 17h17

Assentamento de Curralinhos ganha internet Wi-Fi gratuita

Piauí Conectado foi implantado no assentamento Lagoa Nova, que abriga cerca de 250 famílias.

Praça do Assentamento Lagoa Nova( Foto: Divulgação)

 Praça do Assentamento Lagoa Nova( Foto: Divulgação)

Localizado a 107 km de Teresina, Curralinhos é o primeiro a receber o Piauí Conectado, programa do Governo, que levará Wi-Fi gratuito para diversas regiões do Estado através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A inauguração do projeto ocorrerá na tarde de sexta-feira (19).

 

No município, o local escolhido para implantação do Piauí Conectado foi o assentamento Lagoa Nova, a 10 Km de Curralinhos. O lugarejo possui cerca de 250 famílias, algo em torno de 750 pessoas beneficiadas direta e diariamente com a inclusão digital, que é um dos principais objetivos do projeto, além de possibilitar que piauienses com menores condições de renda tenham acesso a melhores meios de se comunicar e se informar.

 

O diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros, fala sobre a importância de expandir o Piauí Conectado e levar o projeto a mais municípios do estado. “Esse é um programa que visa promover o desenvolvimento do Piauí através de uma rede de dados com tecnologia moderna, que irá conectar os 11 territórios piauienses englobando a universalização do uso da internet pelo cidadão, seja através do ensino à distância, da telemedicina, saúde, vídeo monitoramento para segurança pública e distribuição de sinal de wifi em pontos de importância e áreas produtivas no estado”, conta.

 

Telecentro Comunitário

 

Com a instalação de internet gratuita em Lagoa Nova, o Telecentro Comunitário do assentamento, que capacita jovens e adultos do município, voltará a funcionar plenamente, pois devido a falta de conexão o laboratório de informática do espaço estava parado. No local funciona ainda a Biblioteca e Rádio Comunitária da comunidade, que costuma se reunir na praça ao lado do telecentro para conversar, praticar esportes etc. É na praça que o link (ponto) de internet será instalado.

 

“Curralinhos viverá uma realidade que já é conhecida por muitos teresinenses, pois o Piauí Conectado já foi instalado em duas praças de nossa capital e chegará para mais oito pontos aqui na cidade. Lá em Curralinhos o acesso à internet poderá ser feito em qualquer dispositivo, seja notebook, celular, tablet, basta que o usuário esteja nas imediações da praça do assentamento Lagoa Nova, cadastre-se à rede Piauí Conectado com CPF, número de telefone, nome e crie uma senha”, explica Medeiros.

 

Uma vez feito este cadastro, o aparelho tecnológico estará conectado e pronto para navegar na internet com segurança e velocidade através da rede do Estado.

Curralinhos

Comentários