Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

04/03/2016 - 13h23

Compartilhe

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

04/03/2016 - 13h23

Espetáculo da Batalha do Jenipapo será lançado na segunda-feira (7)

Evento no Theatro 4 de Setembro em Teresina contará com a presença do ator Carlos Casagrande.

O espetáculo terá a participação do ator convidado Carlos Casagrande.	(Foto:Divulgação)

 O espetáculo terá a participação do ator convidado Carlos Casagrande. (Foto:Divulgação)

O espetáculo da Batalha do Jenipapo será lançado na próxima segunda-feira (7), a partir das 9h30, no Theatro 4 de Setembro, com a presença do ator Carlos Casagrande. Assim como nos anos anteriores, a montagem será apresentada no Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no dia 13 de março, durante solenidade que marca a luta do Piauí pela independência do Brasil.

 

O texto é de Bernardo Aurélio e a direção-geral é de Franklin Pires. O espetáculo será estilo musical e contará com 64 atores e cantores em cena. Os participantes foram selecionados durante uma audição pública realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No total, foram escolhidos 40 candidatos com registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), 20 sem registro e quatro alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos.

 

"É um espetáculo novo, diferente dos anos anteriores. O enfoque principal são os heróis sem nome de Campo Maior. Terão números musicais emocionantes que ajudam a contar a história. As cenas de luta serão bem mais reais. Os atores vão representar pessoas do povo, entre nobres portugueses, Exército e o povo do Piauí”, explica o diretor Franklin Pires.


Para o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, o espetáculo faz um importante resgate à participação histórica do Piauí no processo de independência do país e, portanto, deve ser relembrado todos os anos. “Além de homenagear os heróis da independência, é uma forma de recontar essa história ao povo piauiense”, conclui o gestor.

 

Histórico

 

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

 

Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março, o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o governador do Piauí a Ordem do Mérito Renascença do Piauí, oportunidade em que o mesmo usa a faixa governamental.

 

Campo Maior

Comentários