Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

21/03/2016 - 14h48

Compartilhe

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

21/03/2016 - 14h48

Escola de Rabeca será inaugurada na quinta-feira (24) em Bom Jesus

O projeto já conta com 15 alunos que, desde maio do ano passado, fazem aulas e já integram a Orquestra de Rabecas.

Orquestra de Rabecas, um orgulho para Bom Jesus e para o Brasil. (Foto:Ascom Secult)

 Orquestra de Rabecas, um orgulho para Bom Jesus e para o Brasil. (Foto:Ascom Secult)

Há cerca de um ano, alunos das escolas públicas de Bom Jesus participam do projeto de ensino da rabeca, que já formam a primeira orquestra do instrumento no Brasil. Os alunos tinham aula em salas cedidas pelas escolas estaduais, mas a partir de agora ganharão sede própria, que será inaugurada na próxima quinta-feira (24), na cidade de Bom Jesus.



As aulas são aos fins de semanas e ministradas pelo professor Stayllon Rodrigues, que também é violinista da Orquestra Sinfônica de Teresina. O projeto já conta com 15 alunos que, desde maio do ano passado, fazem aulas e já integram a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus. Os alunos já tocam clássicos como Asa Branca e o hino da cidade, além de terem participado do 8º Festival de Rabecas e da caravana que percorreu 20 cidades do Piauí com um espetáculo natalino.



“Na minha família tem uns primos que tocam algum instrumento. Eu nunca tinha tocado nada. Gostei da rabeca e faço aulas todo fim de semana. Hoje, faço parte da orquestra”, diz Vinicius Pinheiro, de 17 anos.




A Escola de Rabeca leva o nome do rabequeiro Mestre Joaquim Carlota, o único instrumentista vivo da cidade e que mantém a tradição da rabeca em Bom Jesus. Hoje, com 76 anos, ainda toca o instrumento que conheceu aos 12, vendo outras pessoas tocarem.



“Nós não tínhamos uma sede, as diretoras das escolas sediam espaço para esses meninos e meninas aprenderem a tocar.  Vendo isso, o governador nos cedeu um espaço e agora podemos atender um maior número de alunos”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, idealizador do projeto.



Os jovens, além de tocar, também estão aprendendo a fabricar a rabeca, e alguns deles também participam das oficinas permanentes de dança e teatro. A Secretaria de Estado da Cultura pretende ampliar o número de jovens atendidos, bem como a criação de escolas em outras regiões, promovendo a disseminação da cultura e a preservação das riquezas do estado.

Bom Jesus

Comentários