Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 20 de abril de 2024
Colunas /

Bocaina

acessepiaui@hotmail.com

19/04/2016 - 08h33

Compartilhe

Bocaina

acessepiaui@hotmail.com

19/04/2016 - 08h33

TRE deve empossar vice-prefeito de Bocaina mesmo após confessar crime eleitoral

Desembargador Edvaldo Moura deve receber recurso interposto por Nirvado Silvino no intuito de manter-se no cargo.

Prefeito de Bocaina, Nirvado Silvino (Foto: João Paulo)

 Prefeito de Bocaina, Nirvado Silvino (Foto: João Paulo)

O vice-prefeito de Bocaina, Nirvado Silvino, que havia denunciado e confessado a justiça os crimes eleitorais praticados no processo eleitoral por ele mesmo e seu companheiro de chapa, acabou sendo empossado em virtude do falecimento do prefeito José Luíz de Barros (PTB), há pouco mais de um mês por complicações cardíacas. 

 

Nivardo Silvino levou ao conhecimento da justiça a compra de votos por meio de doações de terrenos públicos, utilização das maquinas do município em beneficio de particulares, doações de passagens aéreas por conta da prefeitura e outros crimes que se realizou para alcançarem a vitoria nas eleições de 2012.

 

Contudo, dias depois após ser empossado, o vice-prefeito Nivardo foi cassado pela justiça, diga-se de passagem, o juiz da cidade apenas atendeu um pedido do próprio Nivardo pois o mesmo requereu judicialmente a sua cassação devido aos crimes cometidos, porém, surpreendentemente, ingressou com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) do Piauí para a suspensão da sentença condenatória.

 

Em seu recurso, requereu a permanência no cargo de prefeito, mesmo após assumir os crimes eleitorais.

 

Segundo Talmy Técio, advogado de José Airton Cipriano, Presidente da Câmara Municipal, a quem vai competir assumir o município com a cassação do prefeito e vice, há provas consistentes que impedem Nirvado de retomar a gestão de Bocaina, como compras de votos, troca de favores e doação de terrenos públicos:

 

“Nós estamos acompanhando o recurso ordinário impetrado pela parte adversa, no caso o vice-prefeito, que a meu ver não teria juízo de admissibilidade, diante de ele ter sido réu confesso. O fato é que não vamos aceitar que ele assuma o comando do município, por prejuízo a cidade e a própria população, diante desse tipo de comportamento político”, pontua.

 

O recurso está sendo analisado pelo TRE-PI e deverá ser recebido ainda esta semana pelo desembargador Edvaldo Pereira de Moura, que será o relator para aprovar ou não a suspensão dos efeitos da sentença e retorno de Nirvado Silvino a gestão de Bocaina.

Bocaina

Comentários