Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

27/05/2016 - 08h26

Compartilhe

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

27/05/2016 - 08h26

Pedro II será referência na produção de alho de alto padrão

Em visita ao projeto do alho livre de vírus governador garantiu apoio a cultura na região de Pedro II.

Cultura do Alho é implantada em Pedro II (Foto: Francisco Leal)

 Cultura do Alho é implantada em Pedro II (Foto: Francisco Leal)

Nesta quinta-feira (26), o governador Wellington Dias visitou a Escola Família Agrícola irmã Maria da Cruz, da Fundação Santa Ângela, na cidade de Pedro II. A escola desenvolve o projeto "Alho Livre de Vírus", que produz a cultura de alto padrão e conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí. Também são parceiros da inicativa a Prefeitura Municipal de Pedro II, o Serviço de opoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), a Embrapa e a Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA).

 

A escola trabalha com crianças e jovens que cursam do sexto ao nono ano do ensino fundamental e assistem as aulas de segunda a sexta-feira, todos são filhos de agricultores.  Segundo a Coordenadora da Fundação Santa Ângela, Irmã Celina Paraíso, o trabalho começou como obra em 1981 trazido pela irmã que veio da Alemanha, Maria da Cruz, que dá nome a escola. A partir de 1995, passou a funcionar como Fundação, hoje a Escola Irmã Maria da Cruz conta com 130 alunos e é uma anexo da Escola Santa Ângela, que tem mais 280 alunos.

 

De acordo com o governador Wellington Dias iniciativas como a da escola "servem para proporcionar o ensino, a qualificação profissional e contribuir com o desenvolvimento na região da cidade de Pedro II".

 

A gerente de agronegócio do Sebrae Piauí, Georgia Pádua, conta como surgia a ideia da produção de alho na região. "Começamos com um projeto de pesquisa na cidade de Picos, durante a pesquisa descobrimos que essa região de Pedro II e de Piripiri são propícias para o cultivo do alho, por isso, instalamos aqui esse projeto", informa a gerente do Sebrae.

 

O governador Wellington Dias reforça ainda a importância da cultura na região. "Com esse projeto  de revitalização, o alho livre do vírus, queremos produzir aqui em Pedro II e exportar um produto de alta qualidade e deixar aqui um legado muito maior do que a cultura já tem deixado com o festival de inverno e como outras iniciativas que temos aqui na região", comentou Dias.

Pedro II

Comentários