Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Anísio de Abreu

acessepiaui@acessepiaui.com.br

01/07/2016 - 09h38

Compartilhe

Anísio de Abreu

acessepiaui@acessepiaui.com.br

01/07/2016 - 09h38

Trabalhadores são resgatados em condição de escravidão no Piauí

A operação da PRF e MPT foi realizada nesta quinta-feira (30)

 

A Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do Trabalho resgataram 20 trabalhadores em condições análogas às de escravo na fazenda “Bate bate”, no município de Anísio de Abreu, no Sul do Piauí. A operação foi realizada durante todo o dia de ontem (30).

 

Na ocasião, ficou constatado que os trabalhadores estavam sem receber salários, não possuíam equipamentos de proteção individual (EPI´s), bem como o local não possuía alojamento adequado, alimentação ou mesmo água com o mínimo de qualidade e higiene. Os homens encontrados não tinham transporte para se deslocar na região e nenhum registro na Carteira de Trabalho referente àquela atividade. Sem nenhuma estrutura à sua disposição, dormiam na mata (“ao relento”, como eles informaram).

 

O Membro do Ministério Público do Trabalho determinou a suspensão das atividades ali desenvolvidas imediatamente e notificou o proprietário do imóvel a comparecer à Justiça do Trabalho em São Raimundo Nonato/PI, para continuidade dos procedimentos previstos na legislação pertinente, como regularização da situação dos trabalhadores ali encontrados, com o pagamento de todas as verbas devidas, inclusive eventuais indenizações e aplicação das penalidades correspondentes.

 

PRF e MPT têm atuado constantemente por todo o Brasil para combater as práticas abusivas contra trabalhadores, exigindo o cumprimento da legislação trabalhista como forma de garantir o respeito à dignidade humana.

Anísio de Abreu

Comentários