Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

14/07/2016 - 08h50

Compartilhe

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

14/07/2016 - 08h50

Centro de Tecnologia de Pedro II oferta curso de lapidação de Opalas

A qualificação absorve dez alunos por semana, com uma carga horária inicial de 20h/a.

Cetam de Pedro II recebe curso para qualificar setor de lapidação de Opalas( Foto: Ascom Sedet)

 Cetam de Pedro II recebe curso para qualificar setor de lapidação de Opalas( Foto: Ascom Sedet)

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (Sedet) oferece cursos gratuitos para a comunidade local de Pedro II com objetivo de qualificar o setor de lapidação mineral, com foco na opala. A qualificação é realizada no Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (Cetam) com programação que vai até o final deste mês de julho.

 

De acordo com Thiago Carvalho, superintendente do setor de Ciência e Tecnologia da Sedet, esta é a primeira vez que o Centro oferta este tipo de curso. “O Cetam tinha os equipamentos que, durante todos esses anos, nunca funcionaram. Então, na gestão atual, tivemos como missão ativar o Centro, por meio do termo de cooperação, onde cada órgão integrante participa na realização desse primeiro curso”, ressaltou.

 

Carvalho acrescenta que, em agosto, o Cetam abrigará turmas maiores, com realização de cursos mais longos com duração de 800h/a. “O objetivo é formar pessoas mais capacitadas como um técnico de lapidação de jóias”, finalizou.

 

A qualificação absorve dez alunos por semana, com uma carga horária inicial de 20h/a.

 

Para a aluna do curso de Introdução as Técnicas de Ourivesaria e Lapidação de Opala, Adriana Pereira, esse curso irá melhorar o setor joalheiro da cidade de Pedro II. “Cursos assim são de fundamental importância para a cidade, principalmente para jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Pra mim que já tenho uma pequena loja no setor está sendo de grande importância, porque posso expandir o mercado e aumentar ainda mais o reconhecimento que a cidade tem em opala”, disse.

 

O Cetam foi inaugurado em 2011 e só agora no governo de Wellington Dias está em plena atividade. O termo de cooperação para a Revitalização do Cetam foi realizado entre a Sedet em parceria com outros órgãos como a Associação de Joalheiros de Pedro II (Ajolpi), a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc), Kolping, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Prefeitura Municipal de Pedro II.

Pedro II

Comentários