Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

Oeiras

contato@acessepiaui.com.br

12/09/2016 - 13h01

Compartilhe

Oeiras

contato@acessepiaui.com.br

12/09/2016 - 13h01

Livro recorda vida e obra do compositor Raimundo Pereira Filho

Obra será lançada nesta segunda-feira (12), a partir das 19h, na Livraria Anchieta da Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Livro Artífice do Afeto

 Livro Artífice do Afeto


Oeiras possui muitos filhos ilustres, que ao longo do tempo fizeram história no Piauí. O músico e compositor Raimundo Pereira Filho foi um deles. Se estivesse entre nós, este ano, Raimundo completaria 132 anos de muita música e amor à arte. 


Como forma de homenagear o pai, o sociólogo e professor universitário Ferdinand Pereira lança nesta segunda-feira (12), a partir das 19h, na Livraria Anchieta da Avenida Nossa Senhora de Fátima, o livro "O Artífice do Afeto", que resgata a vida e obra do compositor Raimundo Pereira Filho, que deixou como legado 102 partituras, incluindo 72 valsas, sete tangos, uma marcha fúnebre, entre outras canções.


"Este romance teve o duplo compromisso de arrancar do esquecimento a vida e obra desse músico como um autêntico artífice do afeto, e a atmosfera belle-époque - transitória de uma capital provinciana. O som venceu o silêncio, e o afeto sobreviveu ao tempo", ressalta o autor Ferdinand Pereira. 


Raimundo Pereira Filho chegou a Teresina no final da primeira década do século XX, firmando-se como clarinetista, regente e compositor. Sua carreira seguiu as mudanças pelas quais passava a cidade, operadas pela modernidade tardia. Foi ourives, fotógrafo e cobrador de casa comercial, tendo se aposentado como o primeiro funcionário da Escola de Aprendizes Artífices do Piauí, atual escola técnica. 
 

Oeiras

Comentários