Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

30/12/2016 - 11h58

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

30/12/2016 - 11h58

Laboratório de Saúde Pública é inaugurado em Parnaíba

Inauguração do Laboratório de Saúde Pública.	(Foto:Jorge Henrique Bastos)

 Inauguração do Laboratório de Saúde Pública. (Foto:Jorge Henrique Bastos)

O Governador Wellington Dias inaugurou o  primeiro Laboratório de Saúde Pública de Parnaíba, em parceria com a Universidade Federal do Piaui (UFPI),  e assinou a autorização para a aquisição de 12 consultórios odontológicos que serão disponibilizados para que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Parnaíba, possa realizar a prática acadêmica do curso de Odontologia, nessa quinta-feira (29).

 

O Laboratório de Saúde Pública disponibilizará à comunidade, gratuitamente, exames clínico de fezes, urina, hormônio, testes de DNA e ainda ajudará a Polícia Civil na realização de provas científicas, além de ajudar na demanda do Hospital Dirceu Arcoverde. A administração do laboratório ficar a cargo do curso de Biomedicina. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões em equipamentos com emenda parlamentar e recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Parnaíba.

 

"É um grande ganho, tanto para a academia quanto para a comunidade. Primeiro representa um campo de estágio para os alunos e traz um ganho para a comunidade que vai fazer seus exames gratuitamente. O nosso retorno é a qualidade do serviço prestado" ressalta o diretor do campus Alexandro Marinho. 

 

De acordo com Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde, “estamos buscando afinar essa relação entre as ações da Saúde, também com a prática acadêmica de vários cursos. Vamos poder ajudar no fortalecimento do curso de Odontologia, com a aquisição de 12 gabinetes odontológicos e a oferta de atendimento odontológico para a comunidade parnaibana”, afirma o secretário.

 

Serão investidos mais de R$150 mil para a aquisição de 12 cadeiras odontológicas completas, cinco aparelhos de ultrassom, um aparelho de raios X, além de compressor e amalgamador odontológico. A previsão é que os equipamentos sejam disponibilizados no primeiro trimestre de 2017.

 

A oferta dos atendimentos odontológicos com a estruturação dos consultórios será de 12 mil procedimentos por ano, permitindo ainda a possibilidade de expansão no número de vagas para a graduação. O curso de Odontologia de Parnaíba tem cerca de 300 alunos, em seis turmas.  

 

Para Wellington Dias, oferecer espaços para o uso acadêmico e qualificação dos profissionais são de extrema importância para a formação de profissionais qualificados, além de proporcionar mais qualidade de vida para a população.

 

Atualmente, o HEDA recebe 18 instituições de ensino para cursos no campo de estágio em diversas áreas de saúde. Além dessa parceria na área de Odontologia, o secretário Francisco Costa articula ainda que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, seja o hospital-escola no programa de residência médica da Universidade Federal do Piauí. Para isso, assinou o Termo de Compromisso onde se compromete a disponibilizar e manter estruturação física, material e recursos humanos destinados ao programa e que deve implantar, em 2017, as residências em clínica médica, com oito vagas, e em cirurgia, com seis vagas.

Parnaíba

Comentários