Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

São Raimundo Nonato

acessepiaui@hotmail.com

26/01/2017 - 10h35

Compartilhe

São Raimundo Nonato

acessepiaui@hotmail.com

26/01/2017 - 10h35

Governos se juntam para administrar Parque Nacional Serra da Capivara

Acordo prevê a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão do Parque

Governador e ministro da Cultura, Roberto Freire, em São Raimundo Nonato	(Foto:João Albert)

 Governador e ministro da Cultura, Roberto Freire, em São Raimundo Nonato (Foto:João Albert)

O governador Wellington Dias assinou nesta quarta, 25, junto com o ministro da Cultura, Roberto Freire, o acordo de cooperação de gestão compartilhada do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na Cidade de São Raimundo Nonato, durante solenidade realizada no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).


O acordo estabelece a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão, formado por representantes do ICMBio (atualmente o responsável pela gestão do parque), do Iphan e da Fumdham e ficará encarregado da elaboração de um diagnóstico da situação atual do parque e, em sequência, de um plano de gestão que defina ações, prazos, responsabilidades e uma previsão de custos para execução das ações. O prazo para conclusão do plano é de seis meses.



"A responsabilidade do parque é de todos. É importante o contato permanente e não só formalidade. Estamos assumindo a responsabilidade junto com vocês (demais participantes). Vamos agora pensar no turismo e na importância do parque para o Piauí, para o Nordeste, para o Brasil e para a humanidade", destacou Freire.


O Parque Nacional da Serra da Capivara é formado por conjunto de chapadas e vales e abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. O Parque foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1991e tombado pelo Instituto do Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1993.

 

O governador Wellington Dias celebrou a assinatura do termo, "O Piauí e o Brasil já viram, por diversas vezes, crises no Parque Nacional Serra da Capivara. É uma responsabilidade muito grande cuidar de um patrimônio histórico da humanidade e hoje comemoro a celebração desse convênio do Governo Federal através do Ministério da Cultura, do Iphan, do ICMBio, e do Governo do Piauí através da Secretaria do Meio Ambiente, acredito que com essa gestão vamos ter recursos que irão prover com segurança recursos para a Serra da Capivara", disse o governador.

 

Acordo de cooperação técnica tem por objetivo desenvolver um modelo de gestão compartilhada para o parque, que passará a contar com a gestão através dos órgãos, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ambos vinculados ao Ministério da Cultura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) o governo do Estado do Piauí e a Fundação do Homem Americano. 

São Raimundo Nonato

Comentários