Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

01/03/2017 - 17h59

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

01/03/2017 - 17h59

Carnaval no litoral do Piauí supera expectativas, avalia Setur

Um dos termômetros foi a rede hoteleira, que teve 99% de ocupação no período de festa momesca.

Praia da Pedra do Sal - Parnaíba	(Foto:Paulo Barros)

 Praia da Pedra do Sal - Parnaíba (Foto:Paulo Barros)

Os resultados alcançados com o Carnaval do litoral do Piauí são positivos, segundo a organização. De acordo com a Secretaria de Estado Turismo (Setur), que coordenou as ações desenvolvidas por diferentes órgãos, a região litorânea este ano recebeu cerca de 120 mil turistas para curtir a folia de momo. Entre os visitantes, além dos piauienses, turistas de estados como Maranhão, Ceará, Pará e Tocantins se deslocaram para um dos maiores carnavais do Nordeste.

 

A Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Segurança, Corpo de Bombeiros, Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Detran, Polícia Rodoviária Federal, Eletrobras, Agespisa, Coordenadoria de Comunicação do Estado (Ccom), Prefeitura de Luís Correia e outros, realizaram um grande trabalho em conjunto para receber com segurança e estrutura o folião que escolheu o litoral piauiense para curtir a folia de Momo.

 


Um Centro Integrado de Segurança foi montado para centralizar e integrar o trabalho das equipes. A Polícia Civil contou com a atuação de delegados e escrivães. A Polícia Militar teve um efetivo de 153 homens, 24 carros, 10 motos e uma aeronave durante os dias do evento. No total, 1.080 pessoas foram abordadas, 3.691 veículos, dos quais 38 removidos.

 

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, comemora as ações dos órgãos e os resultados obtidos neste Carnaval. “Estamos muito felizes. Mais uma vez, fizemos uma grande festa, muitos turistas elogiaram as nossas praias, a limpeza, as placas de sinalização. Muitos colaboraram com a campanha desenvolvida para manter a limpeza. Tudo isso é um somatório de muito esforço e dedicação de todos”, pontua o gestor acrescentando que 90 placas foram distribuídas no litoral, trazendo imagens e cores. Praias como Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado e Barra Grande receberam a sinalização, assim como a Árvore Penteada.

 

Trânsito, hotelaria, tecnologia, shows e saúde

 


Com a temática "Carnaval Sem Acidentes”, foi realizado o trabalho de alerta sobre os riscos da embriaguez ao volante, excesso de velocidade, uso dos equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança. As ações forma desenvolvidas pelos educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

 

Outro setor que também movimentou neste período foi a rede hoteleira, que alcançou uma média de 99% de ocupação, sendo, assim, um dos indicativos do êxito do Carnaval no litoral do estado. “Esse é mais um ponto em que podemos sentir o quanto foi positivo todo o trabalho. O crescimento da economia local nos traz uma grande força para continuar”, ressalta Flávio Nogueira Jr, lembrando ainda que a Secretaria do Turismo promoveu festas em pontos como na praça de Barra Grande, durante todos os dias de folia carnavalesca.

 


A rede wi-fi do litoral ofereceu internet móvel gratuita instalada pela Agência de Tecnologia da Informação em mais de 10 pontos da região como a Praça de Barra Grande, Coqueiro, Parnaíba e Ilha Grande.

 

O reforço na assistência hospitalar definido pela Sesapi para atendimento aos foliões durante o Carnaval também mostrou êxito na ação. Somente o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, registrou uma média de 400 atendimentos por dia, no período entre o primeiro e último dia de festas.

 

Parnaíba

Comentários