Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

Beneditinos

acessepiaui@hotmail.com

12/05/2017 - 09h09

Compartilhe

Beneditinos

acessepiaui@hotmail.com

12/05/2017 - 09h09

Ponte sobre o rio Gameleira vai facilitar escoamento da produção

Parceria entre Codevasf e Governo do Piauí garantirá conclusão da obra.

 

Cerca de R$ 4 milhões serão investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na construção de uma ponte sobre o rio Gameleira, localizada no município piauiense de Beneditinos, a 96 km de Teresina. A obra vai facilitar o escoamento da produção agrícola entre os municípios de Beneditinos e Teresina.

 

O empreendimento conta com recursos provenientes de convênio entre a Codevasf e o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Transportes do Estado do Piauí (Setrans), e de recursos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A ponte é reivindicada há anos pela população.

 

“O processo estava parado, conseguimos tanto demonstrar o impacto que a obra terá na melhoria da qualidade de vida das pessoas da região, como colaborar para dar celeridade aos trâmites nas instâncias responsáveis pela aprovação aqui em Brasília. Com o apoio do senador Ciro Nogueira, foi possível viabilizar a celebração do convênio para a conclusão da obra. Agora podemos comemorar o resultado de todo esse esforço conjunto e a retomada do processo de construção da ponte da Gameleira”, ressalta Inaldo Guerra, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

 

O secretário dos Transportes do Estado do Piauí, Guilhermano Pires afirma que o empreendimento é de grande relevância para o Piauí, principalmente para as cidades da região. “A ponte sobre o rio Gameleira, além de ser um pleito histórico da população na região de Beneditinos e de Pau D'Arco, vai trazer uma interligação entre os municípios, fazendo com que a região tenha uma interligação mais rápida e de maior conforto e segurança para vir a Teresina, por exemplo”, destaca.

 

“Essa obra é um sonho antigo da região há muito tempo. Já foram colocados recursos e agora conseguimos, por meio da Codevasf, que o processo fosse retomado para que a Companhia pudesse licitar a obra. Muita gente estava até desacreditada e, hoje, a gente fica muito feliz de lançar a licitação dessa obra tão importante”, afirma o senador Ciro Nogueira.

 

O referido processo consiste na conclusão dos serviços de construção de uma ponte mista (em concreto armado e aço), com extensão de 80,00 metros e largura de 10,15 metros, além da construção dos acessos na Rodovia de Ligação, no trecho Teresina – Beneditinos, na zona rural do município de Beneditinos. “Por parte da Codevasf, é algo em torno de R$ 2 milhões, e foi feito esse aditivo justamente para fechar o valor necessário para conclusão da obra”, conclui Fábio Miranda, superintendente regional da Codevasf.

Beneditinos

Comentários