Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

01/06/2017 - 09h28

Compartilhe

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

01/06/2017 - 09h28

MP trabalha pela preservação de painel na Igreja Matriz de Esperantina

 

O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e a 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, órgãos do Ministério Público do Estado do Piauí, promoveram audiência com o objetivo de apurar as condições de preservação do painel “Calvário em Cristo Hoje”, na Igreja Matriz daquele município. O templo estava passando por reforma, mas as obras foram paralisadas porque, em abril deste ano, o Governo do Estado do Piauí tombou toda a estrutura.

 

À época, o Ministério Público, representado pelo promotor de justiça Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, recomendou a interrupção da reforma, porque qualquer intervenção ou alteração nos bens imóveis tombados deve ser previamente examinada e autorizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural da Fundação Cultural. Havia sido instaurado inquérito civil para apuração de possível risco de destruição, inutilização ou deterioração do afresco.

 

Durante a audiência coordenada pelos promotores de justiça Maria Eugênia Bastos (CAOMA) e José Sérvio (titular da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina), a Diocese de Parnaíba se comprometeu a encaminhar quaisquer projetos de reforma à Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O dia 09 de junho foi fixado como prazo para que a Diocese envie ao Ministério Público o projeto final de ampliação da Igreja de Nossa Senhora da Boa Esperança. Já a SECULT apresentará, também até o dia 09 de junho, um parecer sobre as situações emergenciais, no que se refere às colunos dos arcos. A Promotoria de Justiça acionará o IPHAN, que deve vistoriar os objetos de arte santeira, para aferir seu valor histórico-cultural.

 

As condições do painel “Calvário em Cristo Hoje” serão analisadas por comissão insterinstitucional, que emitirá relatório com eventuais propostas de restauração.

 

Esperantina

Comentários