Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Corrente

acessepiaui@hotmail.com

14/06/2017 - 08h58

Compartilhe

Corrente

acessepiaui@hotmail.com

14/06/2017 - 08h58

Obras da Barragem de Atalaia são retomadas

Reservatório terá capacidade para 211 milhões de metros cúbicos de água.

 

Iniciada em 2010, no final do segundo mandato do governador Wellington Dias e paralisada em 2013, as obras da Barragem de Atalaia, no Sul do Estado, voltaram a ser executadas na semana passada. A oficialização da retomada foi feita através de ordem de serviço assinada na Câmara Municipal de Corrente, no último final de semana, pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e pela Construtora Jurema, responsável pela obra.

 

Com cerca de 75% das obras gerais concluídas, como informou o diretor-geral do Idepi, Geraldo Magela, a barragem terá capacidade para 211 milhões de metros cúbicos de água e vai beneficiar diretamente os município de Corrente, Sebastião Barros, Cristalândia e Parnaguá. “Ela vai regularizar e perenizar os rios Corrente e Paraim. Vai servir para projetos de irrigação e piscicultura além de abastecimento de água para consumo humano das cidades da região”, destaca Magela.

 

Até agora, já foram executados 92% da parede da barragem e a construtura também está trabalhando nos processos de desmatamento da área a ser inundada, de conclusão da parede e do sangradouro do reservatório.

 

Quando o governador reassumiu o mandato foi passado a prioridade de se concluir as várias obras em andamento, inclusive, essa. Durante esse período de 2015 até agora, tratamos das desapropriações e do projeto de assentamento das pessoas que não têm direito a indenização, que não moram na própria terra”, informou o diretor-geral do Idepi.

 

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento, a construção dos assentamentos para onde será realojada a população indenizada já está em fase de licitação. “É um projeto à parte, mas também de responsabilidades do Idepi. São 80 casas, 40 no município de corrente e 40 no município de Sebastião Barros”, explicou Magela, garantindo que as obras dos assentamentos iniciam imediatamente após o processo de licitação.

Corrente

Comentários