Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

18/07/2017 - 22h48

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

18/07/2017 - 22h48

VII Festa dos Pescadores consolidou tradição na comunidade Moreira

Evento deste ano reuniu um dos maiores públicos desde a primeira edição e destacou potencialidades do povoado.

 

Evento tem procissão em barcos e canoas pelas águas da represa (Foto: Reprodução/Facebook)

 

A VII Festa dos Pescadores da comunidade Moreira, em Dom Inocêncio, consolidou a tradição da pesca tradicional e o fortalecimento da piscicultura na região. Com um dia inteiro de atividades religiosas, festivas e comerciais, o evento do último sábado (15) reuniu o maior público de todas as edições e manteve o ritmo de crescimento.

 

Um dos momentos mais aguardados, a procissão em barcos e canoas pelas águas encantou o público e impressionou os que foram à festa pela primeira vez. Além da procissão, a programação contou com uma missa celebrada na igreja às margens da represa, almoço gratuito e festa dançante com quatro atrações musicais.

 

Público contou com atrações durante todo o dia no evento (Foto: Divulgação)

 

Um dos principais objetivos da festa é enaltecer o potencial da comunidade Moreira nos segmentos pesqueiros. Privilegiados com as águas da represa da barragem Jenipapo, os moradores do povoado encontram nas duas atividades a principal fonte de renda. Além da pesca nos moldes tradicionais e da piscicultura, parte da comunidade também aposta na irrigação.

 

Para os moradores, a festa é motivo de orgulho. A professora Auricélia Aquino relata que a edição deste ano teve uma quantidade maior de pessoas de outras regiões. Segundo ela, veio gente das cidades de São Raimundo Nonato, Petrolina-PE, São João do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Coronel José Dias. Ela diz que o evento leva o nome do povoado para fora do município.

 

"É uma festa que já virou tradição, é bastante falada, comentada e o pessoal tem interesse em vir. Está melhorando a cada ano. A procissão realizada no rio, que só acontece aqui na região, é muito bonita. É uma festa importante para dar visibilidade para a comunidade e para o município de Dom Inocêncio", falou.

 

Festa dançante com quatro atrações começou logo após o meio-dia (Foto: Divulgação)

 

O evento deste ano contou com a presença de várias autoridades políticas, como o deputado estadual Firmino Paulo (PSDB), o ex-prefeito Nenê (PSDB), a prefeita Virgínia (PP), vereadores e outras lideranças locais. A Associação Rural dos Irrigantes e Piscicultores da comunidade organizou a festa.

 

A VII edição teve o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), do deputado federal Assis Carvalho (PT), do deputado estadual Firmino Paulo, da prefeitura de Dom Inocêncio, do vereador Ângelo Oliveira e do líder político Téa. Também foram apoiadores oficiais da festa o Sebrae, a Codevasf e a Colônia Z-16.

 

Veja mais fotos do evento

 

Dom Inocêncio

Comentários