Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Municípios /

Dom Inocêncio

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

23/10/2017 - 17h27

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

23/10/2017 - 17h27

Projeto incentiva prática de esporte há 10 anos em Dom Inocêncio

Em meio às dificuldades e a falta de opções de lazer no município, professor mantém escolinha de futebol e dá esperança a jovens.

Escolinha mantém atividades desde 2007

 Escolinha mantém atividades desde 2007

A iniciativa de um professor da rede municipal de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, completa 10 anos este mês. Após sofrer um acidente que o impediu de jogar bola, Márcio de Sousa Silva decidiu criar uma escolinha de futebol para levar esperança a crianças e adolescentes e incentivar a prática do esporte no município. A ideia também foi uma forma dele não ficar longe do futebol, uma das suas paixões.

O projeto começou a sair da imaginação quando um amigo de Márcio, de nome Rildo Aparecido, o convidou para organizar um torneio de futsal na quadra esportiva da cidade. Ao final da competição, os jovens foram convidados para treinar regularmente no campo de futebol e foi aí que tudo começou. As atividades iniciaram em 12 de outubro de 2007 com 30 jovens e treinos apenas nas manhãs de sábado.

Jovens nos primeiros anos do projeto (Foto: Arquivo Pessoal/Professor Márcio)

A escolinha do professor Márcio ganhou o nome de “Escola Ailton Gomes da Silva”, uma homenagem ao pai do professor que morreu em 1994 e até hoje é lembrado como um dos grandes atletas amadores da região. Ailton aprendeu a jogar bola em São Paulo e voltou ao Piauí, onde se tornou um incentivador do esporte. Foi ele que pediu o terreno e, juntamente com amigos, fez o atual campo de futebol da zona urbana.

Hoje, a escola possui cerca de 80 jovens e mantém treinos de segunda a quinta-feira das 17h às 21h30. Eles sempre participam de competições de futsal e futebol em Dom Inocêncio e em outros municípios da região. O projeto recebe jovens com idade entre 6 e 17 anos e os treinos acontecem no campo de futebol e principalmente na quadra de esportes da cidade. É tudo gratuito, sem nenhum custo para quem quer participar.

Professor Márcio (no canto esquerdo) com crianças da escolinha (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar das dificuldades financeiras e das limitações estruturais, o idealizador do projeto não esconde a alegria de ver os jovens praticando esporte e fugindo da ociosidade. Márcio afirma que sua maior motivação é o reconhecimento e a amizade dos garotos. O sonho do professor é conseguir um espaço maior e mais apropriado para ampliar as atividades do projeto que idealizou há exatos 10 anos.

“Minha maior motivação é o reconhecimento e a amizade dos jovens e saber que, de alguma forma, estou formando cidadãos. Meu maior sonho é ter um local de treinamento próprio, um patrocinador fixo para ajudar a manter despesas com material e transporte e ainda revelar um jogador para estourar nacionalmente, mesmo esse último não sendo a prioridade do projeto”, fala.

Jovens após jogo de futsal na cidade de Dom Inocêncio (Foto: Arquivo Pessoal/Márcio)

A maioria das despesas com a escolinha é paga do próprio bolso de Márcio, que faz de tudo para as atividades continuarem. Apesar disso, ele afirma que recebe ajuda da prefeitura do município. Como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo professor, a administração municipal contribui com material básico e transporte para algumas competições. Também existem colaborações de amigos.

Com escassas oportunidades de lazer para a juventude no município de Dom Inocêncio, a iniciativa do professor Márcio tem conseguido levar algum de tipo de ocupação, divertimento e esperança para os jovens ao longo desse tempo. São 10 anos de dificuldades, falta de recursos e limitações estruturais, mas, ao mesmo tempo, é uma década de trabalho, dedicação e de sonhos que se mantêm vivos no sertão.

Veja mais fotos

Professor Márcio

Comentários