Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

20/02/2017 - 10h13

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

20/02/2017 - 10h13

Firmino não diz que corredores de ônibus é ideia de Alberto Silva

Kenard Kruel Fagundes (Arquivo Pessoal)

 Kenard Kruel Fagundes (Arquivo Pessoal)

Em 1996, Alberto Silva, franco favorito à Prefeitura de Teresina, apresentou, entre outras promessas de campanha, a proposta de criar corredores exclusivos de ônibus - faixas em vias importantes da capital onde apenas os coletivos poderiam transitar -, objetivando facilitar o deslocamento através do transporte público, com paradas climatizadas.

 

O jovem candidato de oposição Firmino Filho (ex-secretário Municipal de Finanças nas administrações Wall Ferraz e Francisco Gerardo - 1993-1996) caiu de pau, dizendo que era mais uma das alucinações do visionário adversário. Tanto ridicularizou Alberto Silva que, de um traço nas pesquisas, conseguiu retumbante vitória em cima do mito maior da nossa política (prefeito da Parnaíba, deputado federal, governador do Piauí, senador da República).

 

Pois bem, 21 (vinte e um) ano depois, o prefeito Firmino Filho (em seu quarto mandato), está transformando a alucinação de Alberto Silva em realidade, só que e o alcaide não diz que foi ele, Alberto Silva, o pai da ideia. Resumo histórico: as eleições municipais em Teresina em 1996 aconteceram como parte das eleições nos 26 estados brasileiros.

 

Pela primeira vez uma eleição municipal foi decidida em dois turnos: o primeiro em 3 de outubro e o segundo em 15 de novembro. Oito nomes disputaram o Palácio da Cidade, entre eles Alberto Silva (PMDB), com Henrique Rebelo (PPB), mas a vitória coube ao economista Firmino Filho (PSDB), com o vice Miranda Dantas (PSDB), tendo 94.207 (39,79%) dos votos. Alberto Silva e Henrique Rebelo obtiveram 89.167 (37,66%) dos votos. Foi também a primeira eleição realizada após a morte do ex-prefeito Wall Ferraz (Teresina, 14 de março de 1932 - São Paulo, 22 de março de 1995). 2018 -: Centenário de Alberto Silva).

 

-------------------------------
Kenard Kruel Fagundes é jornalista, nas redes sociais. 

Kenard Kruel

Comentários