Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

30/03/2017 - 12h16

Compartilhe

Ana Regina Rêgo

anareginarego@gmail.com

30/03/2017 - 12h16

Notícias da cultura

Fundo Internacional para a Diversidade

Cultural está com inscrições abertas

 

 

O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural gerenciado pela UNESCO encontra-se com as inscrições abertas para pedidos de financiamento até 14 de abril.

 

Instituições púbicas e Organizações não governamentais podem se candidatar com projetos para captação de recurso, mapeamento do setor cultural, análise e planejamento de políticas públicas, dentre outros objetivos.

 

A seleção é realizada em etapas. Inicialmente os projetos inscritos se submetem a uma pré-seleção realizada conjuntamente pelo Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e pela Unesco Brasil.  Posteriormente, a Comissão Nacional composta por representantes desses órgãos, enviará uma relação com quatro projetos para avaliação pela UNESCO, sendo dois de instituições públicas e dois de organizações não governamentais.

 

Os projetos que concorrem a financiamento pelo FIDC-UNESCO serão avaliados nos seguintes aspectos:

 

-Atender aos objetivos e prioridades da Convenção da UNESCO

-Responder às necessidades e prioridades do país aonde o projeto será executado

-Contribuir para que se obtenham resultados concretos, mensuráveis, realistas e duráveis

- Ter impacto estrutural e potencial defomento ao setor cultural

-Promover cooperação entre os continentes

-Assegurar que os impactos/benefícios do projeto sejam sustentáveis e de longo prazo.

 

Vale ressaltar que o FIDC foi instituído pelo artigo 18 da Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturaise desde 2005 já financiou 90 projetos de diferentes tipos de atividades em 51 países, investindo cerca de 6 milhões de dólares.

 

A intenção do FIDC é financiar projetos que tenham como intuito a promoção de mudanças estruturais na economia da cultura em países em desenvolvimento, atuando diretamente nos ambientes da criatividade, produção, distribuição e acessibilidade cultural.

As instituições concorrentes podem solicitar financiamentos de até US$ 100 mil ao FIDC a serem investidos nos projetos, emum prazo de 12 a 24 meses.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo site da UNESCOConfira o guia com orientações sobre as inscrições.

 

Com informações da UNESCO

 

 

 

Nova banda de Jazz estreia em Teresina

 

 

LADY IN RED é a mais nova banda de jazz de Teresina e tem estreia marcada para o dia 06 de abril às 21 h , no restaurante Grand Cru, localizado na avenida Ininga, zona leste da cidade.

 

 

Formada por Nadedja Leal nos vocais, Filipe de Sousa na guitarra e Davi Scooby no baixo, a banda tem a proposta de nos trazer de volta para a era do Jazz. 

 

No repertório grandes nomes como Ella Fritzgerald, Louis Armstrong, Nina Simone, Aretha Franklin e Frank Sinatra, dentre outros. 

 

LADY IN RED propõe uma viagem no tempo e no espaço. A ideia é levar a plateia aos  clubes de New Orleans, ou aos pubs de Chicago, ouvindo um bom som, onde todos os integrantes improvisam com notas e ritmos a todo o tempo.

 

Os músicos garantem ser grandes fãs do estilo, e, além de tocar clássicos já mencionados, pretendem brincar o público com novos sucessos transpondo-os para o ritmo vibrante do jazz. 

 

 

Concurso de fotografia internacional com inscrições abertas

 

 

O concurso de fotografia THE HUMANITY PHOTO AWARDS 2017 promovido pela UNECO em parceria com a CFPA( The China FolklorePhotographicAssociation) encontra-se com inscrições abertas até o dia 15 de abril.

 

A intençãodo concurso é compartilhar e difundir as culturas folclóricas ameaçadas de todo o mundo e registrar a  evolução das  culturas populares de uma forma genuína.

 

Serão aceitas fotos com as seguintes temáticas: Retratos e Roupas Típicas; Arquitetura; Costumes de vida; Produção e Comércio; Festividades; Ritos Tradicionais.

 

O primeiro colocado receberá uma premiação no valor de U$ 2.000,00 (cerca de R$6.120,00 na cotação atual) e terá suas despesas de viagem para a cerimônia de premiação, em Pequim, totalmente custeadas. Podem participar do concurso fotógrafos amadores e profissionais de qualquer idade e de qualquer lugar do mundo. Em meados de julho serão divulgados os resultados e a Cerimônia de Entrega será em setembro de 2017.

 

Maiores informações: http://www.hpa.org.cn/content.php?catid=59&pl=en

Ana Regina Rêgo

Comentários