Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 23 de abril de 2024
Colunas /

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

26/04/2017 - 08h03

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

26/04/2017 - 08h03

Só do Itaú, o Carf perdoou uma dívida de R$ 25 bilhões

Óbvio que aconteceram erros no governo do Partido dos Trabalhadores. Alguns muito graves. Mas se você pensar bem, analisar sem ódio, grande parte da atenção dos governos Lula/Dilma estava destinada a proteger os trabalhadores dessa sanha privatista/mercadológica que preconiza mudanças nas relações trabalhistas (como as que foram aprovadas hoje na CCJ da Câmara); mudança na previdência social (que vão impedir, na prática, a aposentadoria de trabalhadores mais pobres em detrimento de políticos, funcionários do judiciário, forças armadas e outros privilegiados) e mudança de rumo nas prioridades da Economia do país, que deixa de ser pensada para melhorar a vida da população e passa a ser tocada de acordo com os interesses do capital transnacional. 

 

A gana com que o presidente em exercício tenta aprovar essas alterações são sintomáticas. Exprimem o compromisso que ele tem com o Sistema. Os verdadeiros mandatários do país, como fica explícito nas delações da Odebrecht. Perceba que uma única empresa forjou, ou ajudou a forjar, às custas de propina e caixa 2 um Legislativo completamente alheio e descompromissado com os anseios da população. 

 

Não se engane, o buraco é mais profundo, teve dinheiro do sistema financeiro nessa história sórdida e a Lava Jato nem chegou perto dele. A grande mentira da Lava Jato é a proteção que tem dado aos parceiros do Judiciário. Quando, e se, houver uma delação dos procuradores da Lava Jato no futuro a população brasileira vai saber dos bastidores dessa operação e de como os seus investigados estão sendo "convencidos" a expor uma das variáveis da equação. A que representa os políticos, de preferência do PT. Mas a conta não bate. O circuito não fecha. Sem a conivência do Judiciário nas suas diversas esferas (tribunais de conta, ministérios públicos, STJ, STF, etc) os políticos não conseguiriam ter feito todo esse estrago. Fizeram contando com o apoio, a cumplicidade, a conivência de alguns membros do Judiciário. Basta lembrar o que aconteceu aqui nas nossas barbas, na "Justiça" do Piauí, na Operação "Il Capo", da Gaeco - Pi. Prenderam uma gangue que operava no nosso Judiciário, com todas as provas, e menos de 24 horas depois todos os envolvidos estavam novamente na rua. 

 

Na equação que explica a degradação da Economia do Brasil entra, com peso triplo, as ações que ocorrem no âmbito do Ministério da Fazenda, do Carf, que protege e beneficia grandes empresas e conglomerados. Esta semana, só do Itaú, o Carf perdoou uma dívida de R$ 25 bilhões. Diante desses valores as despesas com o Bolsa Família é fichinha, café pequeno, insignificância. O país perde dinheiro de verdade é nessas maracutaias não midiáticas, que envolve toda a grande mídia nacional. Amigxs, não é só a Odebrecht. Não é só o Legislativo. Não foi só um "Tchau Querida". Tomara que quem bateu panela comece a entender isso de uma vez por todas.

 

---------
Américo Abreu é jornalista e professor universitário. 

Acesse Piauí

Comentários