Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

17/08/2017 - 09h16

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

17/08/2017 - 09h16

Para servidores pacote de maldades; para ruralistas, bondades

Ao anunciar um novo ajuste acompanhado de revisão da meta fiscal na última terça-feira, 15/08 - para 2017 e 2018 - o governo Temer apresentou um pacote contra os servidores públicos do Executivo com adiamento, em um ano, dos reajustes salariais já acertados, congelamento de salários, redução drástica na remuneração inicial do funcionalismo, aumento da alíquota previdenciária, revisão de benefícios e cortes de cargos públicos.

 

Para o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos,  o governo age de forma seletiva e estratégica ao escolher trabalhadores com menores salários, como os do Executivo, e deixar de fora os servidores do Legislativo e do Judiciário.

 

Pacote de bondades

 

O ajuste ocorre dias após o Palácio do Planalto ter acertado uma renegociação das dívidas do agronegócio, defendido pela bancada ruralista, e no momento em que parlamentares com débitos milionários com a União ameaçam romper com o governo em troca de benesses. E que os deputados se articulam para criar um fundo público com R$ 3,6 bilhões para candidatos gastarem nas próximas eleições.

 

O acerto com os ruralistas foi fechado nas vésperas da votação que livrou o presidente Michel Temer de virar alvo de denúncia por corrupção no Supremo Tribunal Federal (STF). Já no caso do novo Refis, reivindicado por deputados e senadores que somam dívidas bilionárias, o Executivo ainda tenta recuperar sua proposta original, menos generosa com os devedores.

Acesse Piauí

Comentários