Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

29/09/2017 - 08h47

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

29/09/2017 - 08h47

Aqui usar shortinho é sinônimo de imoralidade !

Decidi que toda vez que me envolver numa discussão besta mas válida, vou escrever um texto, de preferência um relato pessoal. Hoje é sobre assédio/ shortinho curto. Bom, ontem uma pessoa compartilhou um meme dizendo que as meninas saem de shortinhos curtos e depois dizem que não querem ser assediadas. A questão é que o shortinho não é exclusivamente culpado pelo assédio. Claro que uma menina que sai de shortinho curto vai ser assediada, porque os homens assediam até mulheres grávidas, quanto mais... 

 

Digo isso por experiências já registradas por jornalistas para mostrar como é o assédio e experiências por mim mesma sofridas. Dos meus 15 até os 28 anos eu tinha o corpo enquadrado nos padrões de beleza- leia-se muito bonito. E não interessava se eu saía de shortinho ou de saia longa - eu sempre era assediada no meio da rua. Certa vez eu estava indo para o trabalho às 7h da manhã, vestida de calça social FOLGADA, blusa social também folgada e passou um cara de bicicleta que provavelmente também estava indo trabalhar. Ele disse uma imoralidade comigo tão escrota que eu nem tenho coragem de escrever aqui. Eu fiquei com tanta raiva que se tivesse uma arma o teria matado. Graças a Deus não tinha uma arma! 

 

Enfim, a moral da história é que usar um shortinho curto vai sim trazer o assédio, mas não por causa do shortinho, por causa da educação dos homens. Um dia desses um colega estava me contando que está ensinando o filho dele de cinco anos a dar psiu pras meninas que passam na rua. A criança nem sabe o que está fazendo, mas já está sendo educada para assediar. Aí quando a gente diz que prefere ser tradicional e pensar que a mulher deve se resguardar é dizer que você se importa mais com a vida dos outros do que com os seus próprios erros.Aqui usar shortinho é questão de imoralidade. 

 

No Oriente Médio mostrar o rosto é questão de imoralidade. Parece muito diferente, mas só muda a intensidade. A única coisa que nós queremos é liberdade para sermos o que quisermos e vestirmos o que quisermos. Nós não somos propriedade dos homens para eles dizerem como vamos nos vestir e ponto final. Pense nisso!

 

------------------------
Iane Carolina Silva é jornalista - nas redes sociais. 

Acesse Piauí

Comentários