Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

03/10/2017 - 09h36

Compartilhe

Deusval Lacerda

deusvallacerda@bol.com.br

03/10/2017 - 09h36

O fundo do poço

Eu sempre gosto de lembrar que a direita pátria é culpada por todos os males do Brasil. E não poderia ser outra corrente político-ideológica, pois desde a Independência que exerce hegemonicamente o poder. Logo, afirma-se, sem sombra de dúvidas, que a atual geração de brasileiros é herdeira dos seus percalços, vícios e defeitos.

 

Mas hodiernamente o mundo mudou. E o Brasil saído do Golpe Militar em 1985, não poderia ser diferente, adotou o sistema democrático como forma de organização política e, com a promulgação da Constituição de 1988, consolidou o Estado Democrático de Direito nas suas entranhas institucionais.

 

Tudo ia seguindo dentro do aprimoramento democrático da sociedade brasileira, quando, de repente, ocorreu, por parte da elite que cada vez mais se distanciava do poder, o golpe parlamentar-constitucional-judicial no País.

 

Isso agradou o segmento mais retrógrado do Brasil, mas abortou o sonho da plenitude democrática nacional, além naturalmente da supressão das politicas públicas que, pela primeira vez, estabeleceu governo efetivamente para todos.

 

O golpe veio da forma mais cruel que o capitalismo selvagem nacional e internacional poderia exigir, pois foram adotadas medidas em que aumentaram rapidamente a fome, a miséria e a pobreza do povo brasileiro, e ainda, por necessidade de atender o sistema perverso do rentismo, aumentaram também a violência e as precariedades na educação e no atendimento da saúde pública.

 

Outro dado estarrecedor foi que, desta vez, o governo golpista instalou no Palácio do Planalto uma equipe de notórios acusados de corrupção, como âncora articuladora da nova ordem governamental, como os famosos Eliseu Padilha, Moreira Franco, Geddel Vieira Lima, José Yunes, Tadeu Filippelli, Sandro Mabel e Rodrigo Rocha Loures. E os apoiadores do golpe apenas acham comum tamanha desfaçatez com a Pátria.

 

Não precisa dizer que o próprio chefe da Nação foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) do crime de corrupção passiva e, agora, pela segunda vez, dos delitos de obstrução da Justiça e organização criminosa.

 

Evidente que governo, assim, prejudica o Brasil e seu povo de todas as formas e, o que é pior, compromete o futuro do País. A par disso foi que um grupo de 23 ganhadores de Prêmio Nobel, liderado pelo físico francês Claude Cohen-Tannoudji, enviou carta a Michel Temer dizendo que a situação causada pelo governo é trágica, devido o descaso com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A elite brasileira não está nem aí, como não tem compromisso com os brasileiros, debocha da seriedade e responsabilidade dos outros. Ela quer mesmo é o poder para usufruir adoidadamente.           

Deusval Lacerda

Comentários