Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Colunas /

Cotidianos

washingtonfilho13@hotmail.com

13/06/2015 - 12h38

Compartilhe

Cotidianos

washingtonfilho13@hotmail.com

13/06/2015 - 12h38

Mulheres e mercado: ganhos visíveis

 

Em tempo de tecnologias da informação e comunicação, de redes sociais virtuais, rapidez, velocidade, relações em rede, a mulher tem deixado ao longo das décadas de ser sexo frágil. A coragem e determinação de muitas têm desbancado muitos homens e prezado pela profissionalização constante e ascensão a cargos importantes dentro de grandes empresas.

 

A qualificação profissional tem sido marca destacada. Aliado a isso, as mulheres articulam-se com mais eficácia, haja vista que cuidar de casa e dar pausa na vida profissional para ter filhos não é mais tão responsável por deixá-las fora de decisões dentro do alto escalão das corporações, mesmo que ainda 40% pedem demissão a fim de cuidar das crianças nas fases iniciais de desenvolvimento.

 

Segundo pesquisa da consultoria americana McKinsey divulgada pela revista Exame, 10 de junho de 2015, sobre a permanência de mulheres em postos de trabalho, 35%estão em cargos de média gerência, 16% em altos cargos executivos e somente 2% em presidências.

 

Há mais mulheres do que homens entre médicos com menos de 30 anos de idade e elas também são maioria nas universidades. Além disso, a diferença salarial entre homens e mulheres vem caindo de maneira considerável. Para se ter ideia, nos anos 50, apenas 14% das mulheres tinha acesso ao mercado de trabalho. Hoje esse número é de 55%.

 

Mesmo com esses ganhos positivos, ainda predominam disparidades. Portanto, as organizações devem ser sensíveis e fazer valer os dados consolidados que atestam a competência das mulheres, assim como criar políticas de incentivos a fim amenizar a desigualdade entre gêneros nas organizações.

 

Washington Moura

Comentários