Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

21/09/2015 - 13h11

Compartilhe

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

21/09/2015 - 13h11

A pauta é o impeachment?

Alguns queiram ou não este é o assunto do momento; eis a realidade. A câmara dos deputados federais já foi consultada sobre a possibilidade de impedimento da presidente. E é simples assim “derrubar” um presidente? O momento não é fácil; mas menos fácil é desarticular toda uma costura política de manutenção de poder! Tudo pode acontecer; inclusive a preparação contínua de fatos e acontecimentos que podem desandar e desarticular tentativas políticas.

 

 

O que é o impeachment? Impeachment é uma palavra de origem inglesa que significa "impedimento" ou "impugnação", utilizada como um modelo de processo instaurado contra altas autoridades governamentais acusadas de infringir os seus deveres funcionais. Dizer que ocorreu impeachment ao Presidente da República, significa que este não poderá continuar exercendo funções. Queiram ou não alguns; o processo de preparação está acontecendo?

 

 

Diferentemente de Collor o governo atual possui ainda base social e algumas instituições defendendo abertamente a permanência de poder. Eis a questão central; por este motivo a percepção é de que o processo será lento, gradual e preparatório. E quem somente ventila ou dar vazão ao iniciar do processo de impeachment é a imprensa? Parece que não! Ao simples fato de uma consulta à câmara semana passada o debate foi impulsionado pelas forças políticas no plenário da câmara; o que seria uma simples consulta deflagrou o iniciar do processo? Contra fatos não existem argumentos. A primeira tática era apenas o provocar!

 

 

Outra etapa perceptível a analistas sérios é o difundir de perca de poder por parte do governo central. A capa de uma revista nacional enfatizando o fato da presidente não ter mais poder é ou não a segunda parte do processo de impeachment? Não estamos de maneira nenhuma fazendo alocuções sobre impedimento; defendendo ou sendo contra impedimento, mas sabiamente é presencial o deflagrar de uma “derrubada”. Certo mesmo é que não será fácil como muitos imaginam. Tudo pode acontecer? Inclusive certa resistência isolada e nacional?

 

 

E qual será o fator determinante? Nos bastidores reina a espera de uma nova consulta pública de popularidade. Outra demonstração de que a pauta atual é o impeachment é o fato de constantemente personalidades públicas deteriorarem a figura pública da presidente; através de declarações. E quem será capaz de substituir a atual presidente da República Federativa do Brasil? Conversa avançada é o que não falta em articulações que adentram as madrugadas?

 

 

A pauta é o impeachment; alguns queiram ou não. Quem viver verá a nova realidade!

 

 

FRASES: Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la. Bertolt Brecht. Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. George Orwell. Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. Friedrich Nietzsche.

Josenildo Melo

Comentários