Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Colunas /

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

18/11/2015 - 16h13

Compartilhe

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

18/11/2015 - 16h13

A ocupação antidemocrática da Esplanada

Defensores da intervenção militar e do impeachment mantêm acampamentos na Esplanada dos Ministérios. Na Marcha das Mulheres Negras, confusão com os defensores da ditadura militar

Marcha das Mulheres Negras passa em frente ao acampamento dos apoiadores do regime militar. Houve muita confusão (foto: Mauro Sampaio)

 Marcha das Mulheres Negras passa em frente ao acampamento dos apoiadores do regime militar. Houve muita confusão (foto: Mauro Sampaio)

A primeira Marcha das Mulheres Negras em Brasília poderia ter percorrido sem incidentes a Esplanada dos Ministérios não houvesse nas proximidades do Congresso Nacional um acampamento em defesa da ditadura militar. Também ficaram barracas seguidores dos movimentos que rogam pelo impeachment de Dilma Rousseff, não importa que seja Eduardo Cunha o acusado de ter milhões de dólares na Suíça.

 

Com a permissão do Governo do Distrito Federal e do Presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), militaristas e impeachmistas já se consideram donos do pedaço. Qualquer outra manifestação deve respeitar o "direito de propriedade". Essa regalia terminou provocando o maior rebu.  

 

Mulheres e homens da marcha avançaram contra o gigante boneco militar que enfeia a Esplanada e calaram os "patriotas" ao canto de "nazistas, fascistas, não passarão". O revide foi violento: potentes bombinhas e até tiros para o alto. A polícia custou a chegar para separar os grupos dissidentes. os impeachmistas se recolheram e viram suas faixas serem substituídas por "Fica Dilma", "Não ao Golpe" e "Respeito à democracia".

 

A Esplanada dos Ministérios é palco de constantes manifestações. Qualquer ocupação que se prolongue no tempo estará sujeita a contestações acirradas. Quando o espaço pertence a todos, ninguém deve ser autorizado a levantar acampamento, içar bandeiras e bonecos infláveis. A democracia exige espaços livres.

 

Mauro Sampaio

Comentários