Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

17/12/2015 - 14h57

Compartilhe

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

17/12/2015 - 14h57

Muita calma nesta hora?

O momento de pedir calma já passou? O país precisa de uma solução pacífica e dentro das leis. Agora a expressão calma pode ter sentido dependendo da circunstância e ocasião. Afinal tudo relativamente não passou tão somente a ser apenas questão interpretativa? O certo é que o fato já está consumado; não tem mais saída. O país é maior do que segmentações meramente ideológicas isso é o que pensa e “trama” Brasília diariamente. Quem atua nos bastidores sabe que tudo está consumado. Vai ter algumas lutas e ataques generalizados; mais é quase impossível reverter!


Política é algo muito sério; muito mais do que as meras aparências. Alguém duvida que por trás de um presidente de poder não estão interesses notórios? Essa turma sempre soube o que fazer. Ninguém tem dúvidas de que as intenções de combater este pessoal é relevante; no entanto, eles atuam desde que o mundo é mundo e desde que o Brasil é Brasil. Se você nobre leitor tirar um dia inteiro pra perceber a cobertura do noticiário perceberás que mesmo sob ataques eles são serenos, tranquilos e com estratégia bem determinada. Mas não estão brigados entre si? Isso é parte do jogo!


Antes que você pergunte indagamos; e o poder da Presidência da República Federativa do Brasil não é maior do que tudo e do que todos? Não é assim como de fato as pessoas imaginam. O conjunto de poderes são interligados e precisa necessariamente de governabilidade serena pra que o país de fato prossiga. Seja qual for o presidente ele jamais terá condições de governar plenamente sem a turma que desde que o mundo é mundo e o Brasil é Brasil; de fato dar as cartas no jogo de baralho da política. Calma; muita calma nesta hora! Quem não tem mais paciência é o povo brasileiro. A calma necessária será coordenada pelo STF mas o fato já está de fato consumado!!


A economia precisa avançar. O desemprego precisa ser contido. O poder em suas entranhas é misterioso. A simples presença em solenidades e possível reaproximação também faz parte do jogo de xadrez? Faz e também da guerra de nervos estabelecida. A imprensa também cuida de fazer sua lógica primeira de manutenção do status quo? Vai jogando, jogando; mas todos sabem que o fato está consumado. Que fato consumado é este? Também faz parte do poder o jogo cifrado de informações. O fato consumado é o que se sabe nos quatro cantos de Brasília. Estão agora apenas evitando possível guerra civil ou luta armada. Tudo ainda vai demorar alguns meses; mas já era!!


Quem perde e quem ganha com as novas tratativas acertadas em um governo de coalizão nacional? O que é mesmo coalizão nacional? Neste caso, “coalizão” refere-se a acordos entre partidos (normalmente com vistas a ocupar cargos no governo) e alianças entre forças políticas (dificilmente em torno de idéias ou programas) para alcançar determinados objetivos. O combate na História Política Mundial e Brasileira nunca de fato atingiu o ápice da pirâmide. E tudo é apenas jogo de cena? A História é quem revela que os “cabeças”  sempre encontram uma saída. Escolheram novamente alguns bodes expiatórios e no máximo alguns intermediários; jamais o topo. Encontraram uma saída e a sociedade vai seguir seu curso normal da história!


Muita calma nesta hora? Racionalmente tudo está consumado. Agora se existirá de fato muita calma nesta hora isso é muito difícil antever ou dissertar perante novos fatos e acontecimentos que possam acontecer. Luta vai acontecer; os mais frios calculistas estimam a consumação do fato em cerca de 04 meses!  Vai realmente acontecer o que está “elaborado”? Agora quem pede calma é os analistas políticos; em política tudo muda apenas ao digitar de um texto. A nuvem política circunstancial é que tudo já está consumado!!

Josenildo Melo

Comentários