Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 08 de maio de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

29/03/2016 - 11h43

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

29/03/2016 - 11h43

Muita água para aliviar o calor na Grande Teresina

A 55km da capital, Barragem do Bezerro, em José de Freitas, é opção para refrescar o corpo e relaxar a mente

Barragem oferece 457ha de muita água doce

 Barragem oferece 457ha de muita água doce

Teresina é a única capital do Nordeste que não tem praia. Mas nem por isso faltam opções de balneários e contato com a natureza. Uma das alternativas fica na cidade de José de Freitas, a 55km da capital. A Barragem do Bezerro represa um riacho e ocupa 457ha com cerca de 10 milhões de litros.

 

Existem muitas formas de aproveitar a barragem. Serve para amenizar um pouco a temperatura, turismo naútico, relaxamento, diversão etc. No local existem vários bares. Os cardápios não são muito variados, mas o turista fica bem livre no local. Na rodovia existem mais opções de restaurante.

 

Para o viajante que quer aproveitar a barragem para usar jet ski ou lanchas, é possível tentar um aluguel. Durante a época chuvosa, quando a barragem está mais cheia, algumas pessoas disponibilizam o transporte na própria barragem. Entretanto, ainda não existe uma rede formal de comércio e nem uma empresa que preste o serviço.

 

Vegetação, morros e muita água a apenas 55km de Teresina

 

Outros passeios

 

José de Freitas está presente nas lutas de Independência do Brasil. Depois de vencerem a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior (50km de José de Freitas) as tropas do general português Fidié estavam cansadas e bateram em retirada a um morro que hoje fica no centro da cidade. Durante vários dias, fizeram guarda no morro, porque de lá conseguiam ver a movimentação em Campo Maior.

 

                                                                                                         Fonte: Portal JF Agora

Escultura do artista local e imagem sacra de cerca de 1,80m de altura

 

Atualmente, existe um pequeno museu no pé do morro, que recebeu o nome de Morro do Fidié. Além da vista, existem imagens sacras e um painel escupido em pedra do artista local João Rodrigues.

 

Conheça as oficinas de artesãos teresinenses que encantaram o Vaticano

 

Como chegar

 

A via que dá acesso à Barragem do Bezerro fica na entrada de José de Freitas. De carro, o percurso dura cerca de 40 minutos. A PI-115, que liga Teresina à cidade, é muito bonita, com a vegetação beirando a estrada e inclusive encobrindo as duas margens.

 

De ônibus, é bem barato o percurso. Como o município faz parte da Grande Teresina, custa apenas R$4 reais. Os coletivos rodam até a noite.

Nícolas Barbosa

Comentários