Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 02 de maio de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

11/04/2016 - 17h09

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

11/04/2016 - 17h09

Fazenda oferece contato com cerrado preservado no Sul do Piauí

Conheça a fazenda em Gilbués que já foi cenário para National Geographic, Globo Repórter e BBC.

Cerrado, caatinga, serras e chapadas se misturam em Gilbués. Foto: Marino Junior Fonseca de Oliveira

 Cerrado, caatinga, serras e chapadas se misturam em Gilbués. Foto: Marino Junior Fonseca de Oliveira

No meio do caminho entre a Serra das Confusões e as Nascentes do Rio Parnaíba, existe um outro recinto natural de destaque. Na cidade de Gilbués (850km de Teresina), localiza-se a Fazenda Boa Vista, aonde uma pesquisa científica produz imagens que destacam paisagens, ainda naturais, do cerrado piauiense.

 

A fazenda surgiu como destino para ecoturismo no começo da década passada. Um empresário da região investiu em estrutura para recepção de turistas que quisessem conhecer a região inóspita. Com cerca de apenas 10 mil habitantes, densidade de 2,98 moradores por km² (contra 584,94 hab/km² de Teresina por exemplo), Gilbués é uma cidade que pode oferecer turismo rural e ecoturismo.

 

Família de macacos-prego na Fazenda Boa Vista. Foto: Marino Junior Fonseca de Oliveira

 

Entretanto, a demora para a construção da estrada que cruza o município e falta de educação ambiental levaram a uma queda nos investimentos. A fazenda ficou sob os cuidados da família do morador Mauro de Oliveira que sempre está recebendo turistas que fazem agendamento prévio.

 

Confira os eventos da primeira quinzena de abril no Piauí

 

Pouco conhecido por piauienses, reserva atrai mídia mundial

 

Araras podem ser vistas em meio à fazenda. Foto: Marino Junior Fonseca de Oliveira

 

O destino fica um pouco esquecido por falta de recursos para promoção. O que tem ajudado na divulgação é uma pesquisa executada por pesquisadores da Universidade de São Paulo, do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e da Universidade da Georgia nos Estados Unidos. O projeto EthoCebus estuda, desde 2005, as tecnologias e tradições dos macacos-prego na Fazenda Boa Vista. Pesquisadoras de diversos países se interessaram em analisar os hábitos do primata que utiliza pedras e bigorna para quebrar coco e outros alimentos.

 

Durante os mais de 10 anos de pesquisa, o trabalho já foi destacado por veículos de comunicação como BBC, Globo Repórter e National Geographic. O último trabalho foi realizado por dois pesquisadores que colaboram com o projeto, Naomi Spagnoletti e Lucas Peternelli. O documentário “Homens e Macacos no sertão. Conhecer para preservar” foi lançado na praça central de Gilbués no final de março e é utilizado para divulgar mais a pesquisa. Entretanto, ele também tem o foco na preservação e na conscientização ambiental dos habitantes da cidade. O documentário pode ser baixado de graça entrando em contato pelo email noemi.spagnoletti@gmail.com. O trailer está no Youtube.

 

Conheça as oficinas de artesãos teresinenses que encantaram o Vaticano

 

O que fazer

 

A arara-azul também pode ser vista de perto. Foto: Marino Junior Fonseca de Oliveira

 

O sítio oferece estrutura para trilhas ecológicas. Elas podem ser feitas a cavalo ou a pé. É possível, inclusive, manter contato com os macacos-prego e ver eles usando suas tecnologias para se alimentar. As visitas só podem ser feitas com acompanhamento de guia.

 

Além disso, pode ser vivenciado o turismo rural. Através do contato com a natureza e da culinária o viajante pode conhecer melhor a cultura do cerrado piauiense. A Fazenda Boa Vista fica a 30km do centro de Gilbués, sendo que 6km são de estrada de chão.

 

Como chegar

 

Gilbués fica a 850km de Teresina. A estrada é de boa qualidade. Recomenda-se que o turista faça pausas para conhecer outras cidades do Piauí que estão no caminho, como Amarante, Floriano e Bom Jesus. Existem opções de hospedagem de qualidade no trajeto. De ônibus, as empresas Transpiauí e Princesa do Sul (3218-1761) oferecem 3 opções diárias.

 

Para chegar à fazenda, é necessário entrar em contato com Marino Junior Oliveira (89 – 999124346), Marina Fonseca (89-999186148) ou Mara Fonseca (89-999425145). Lembre-se de que é obrigatório fazer o agendamento com um deles.

 

Onde ficar

 

Hotel Camapuã - (89) 99901-2879/ (89) 98105-9943

 

Hotel Oasis – (89) 3578-1826

 

A Fazenda Boa Vista também oferece hospedagem.

 

Estrutura simples para quem se hospeda na fazenda. Foto: Marino Junior Fonseca de Oliveira

 

 

Nícolas Barbosa

Comentários