Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Colunas /

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

05/05/2016 - 20h21

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

05/05/2016 - 20h21

A boa surpresa sertaneja na política

Deputado estadual Francis Lopes

 Deputado estadual Francis Lopes

Os políticos brasileiros vivem atualmente uma das suas maiores crises de credibilidade junto à população, fato que tem relegado a atividade política a uma condição de desprezo por parte de muita gente. Quando se fala em política nos dias hoje, os termos corrupção e roubalheira estão na dianteira das nossas lembranças. Poucos são os bons exemplos que este segmento tão importante para a sociedade tem apresentado nos tempos atuais. Eles são poucos, mas eles existem!

 

 

No Piauí, um deputado sertanejo parece tentar ser diferente daqueles políticos tradicionais, cheios de vícios e, na maior parte, oriundos de oligarquias que reinam há anos sustentadas pelo voto de uma gente simples e trabalhadora. No mundo musical ele já é bastante conhecido, mas na política ainda é um iniciante, sem discursos raivosos, sem embates com adversários e sem o comodismo de faltar a sessões na Assembleia. Além disso, não parou de trabalhar e aproveita os fins de semana para fazer aquilo que mais sabe: cantar forró e vaquejada para animar essa gente que merece.

 

 

Estamos falando de Francisco de Assis de Sousa Lopes, o Francis Lopes. Um legítimo sertanejo que tem orgulho das suas raízes e faz questão de exaltá-las por onde anda. Assim como milhares de nordestinos, ele saiu do sertão do Piauí com aquela dor no coração e foi para São Paulo em busca da realização de um sonho. O rapaz da região de Simplício Mendes venceu na vida, se tornou um cantor reconhecido, mas nunca esqueceu o lugar onde nasceu e não deixou de ser simples, respeitador e amante dos bons costumes.

 

 

Em 2014, resolveu entrar nesse mundo promíscuo da política, certamente com muitos amigos e parentes o aconselhando a não fazer isso. Entrou, fez uma campanha discreta e não se elegeu. Teve quase 13 mil votos e ficou na sexta suplência da coligação a qual pertencia. Acabou assumindo o mandato após o governador Wellington Dias convocar titulares para secretarias. Ressalte-se que esse tipo de manobra desenfreada na composição do parlamento é uma vergonha do nosso sistema político, mas existe e Francis Lopes se tornou deputado estadual. Foi essa a parte boa.

 

 

Como deputado ele pouco discursa, mas é sempre um dos primeiros a chegar para as sessões na Assembleia. Não falta a praticamente nenhuma. Reconhece que ainda está aprendendo, é observador, mas tenta aprender apresentando projetos interessantes, onde em alguns pontos pode-se até questionar a viabilidade, mas jamais a boa intenção do deputado sertanejo. Sempre que tem uma folga vai a sua cidade natal, anda na roça com o pai e ostenta uma simplicidade que faz falta nos políticos. Nas redes sociais posta fotos plantando feijão com uma plantadeira manual no terreno da família.

 

Em 2015, foi ele o parlamentar que mais destinou emendas para a educação do Piauí. Boa parte dos seus projetos é voltada para essa área, com foco também na valorização da família e no respeito e harmonia entre todos na sociedade. Ainda em 2015 apresentou projeto de lei que visava restringir o uso de celular durante as aulas nas escolas, exceto em casos de uso didático do aparelho. O objetivo é fazer a garotada prestar mais atenção nas aulas e haver mais integração entre alunos e professores, elevando o nível do aprendizado e melhorando a educação. A medida é até questionada por alguns, mas a intenção do parlamentar não parece ser ruim. Muita gente apoia.

 

 

Ainda na educação, outro projeto dele quer que a bandeira do Piauí seja hasteada e o hino cantado pelo menos uma vez por semana nas escolas pelos alunos, igualmente era feito no passado, quando o civismo era algo bem mais trabalhado nas instituições de ensino do estado. O parlamentar defende que aquelas atividades bonitas e de integração que as escolas desenvolviam em um clima de união entre todos sejam retomadas nesses tempos onde as relações estão bem mais fragilizadas.

 

 

Por último, apresentou projeto que incentiva e disciplina o reuso da água no Piauí, iniciativa necessária em tempos de ameaça ao meio ambiente. O deputado sertanejo acredita que não se deve molhar jardim, lavar pisos e calçadas de modo indiscriminado. Segundo o projeto, a medida terá como foco condomínios e órgãos públicos e torna obrigatória a previsão, em projetos de edificações, de soluções para o reuso de águas servidas e de captação. A proposta objetiva ainda a diminuição a demanda do sistema público de abastecimento com o reaproveitamento do líquido.

 

 

Como não é titular do mandato, não sabemos até quando Francis Lopes vai ocupar a cadeira na Assembleia, uma casa abarrotada de velhas raposas da política piauiense ou por seus filhos, que nunca pegaram no cabo de uma enxada. Elogiar político é algo complicado, pois eles podem mudar e queimar a nossa língua. Mas, por enquanto, o deputado e cantor sertanejo está merecendo ficar por lá e continuar mostrando que pelo menos tenta ser diferente da maioria dos seus colegas.

 

 

Acesse Piauí

Comentários